'A Viagem': Mascarado foi interpretado pelo ator Breno Moroni |
Foto: Reprodução/Globo
Em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, A Viagem (Globo), originalmente exibida em 1994, volta a atrair a atenção do público com personagens marcantes. Além do vilão Alexandre, um dos que mais intrigam na trama é o Mascarado, interpretado por Breno Moroni.
Misterioso, o personagem percorre as ruas fazendo apresentações circenses e costuma chamar a atenção das crianças. Ele não fala e nunca mostra o rosto, o que levanta uma das principais dúvidas da história:
“Quem é o Mascarado?”
Inspirado no personagem Sombra da versão original de 1975, o Mascarado passou por mudanças na adaptação dos anos 90. De acordo com a roteirista Solange Castro Neves, pouca coisa foi aproveitada da primeira versão.
“A semelhança entre o Sombra e o Mascarado é só o mistério que envolve os dois personagens. Demos um enfoque diferente para a segunda versão, trazia uma leveza, uma candura que encantava as pessoas.”
Nos capítulos finais, o enigma é resolvido: trata-se de Adonay, antigo amor de Carmem, que a deixou após sofrer um acidente que desfigurou seu rosto. A revelação foi considerada uma das cenas mais impactantes da novela na época.
QUEM É O ATOR?
Hoje com 71 anos, Breno Moroni vive em Mato Grosso do Sul. Ele segue atuando e participa atualmente de um longa-metragem em Corumbá, além de integrar um documentário dirigido por Thaís Umar, com participação de artistas indígenas.
Longe da televisão desde 2004, quando atuou em Sob Nova Direção, o ator comentou em entrevista ao jornal O Globo que pretende voltar às novelas, mas sem retornar à rotina do Rio de Janeiro.
“Tenho uma qualidade de vida aqui, apesar de não ter a fama e a grana que eu teria se estivesse no Rio. Nunca parei de trabalhar. Faço bastante cinema e teatro.”
Foto:Reprodução/Instagram-Breno Moroni

