Atriz Ilva Niño, a Mina de 'Roque Santeiro', morre aos 89 anos no Rio de Janeiro

Atriz ficou famosa pelo bordão que a Viúva Porcina (Regina Duarte) usava para chamá-la.

Avalie a matéria:
Ilva Niño | Reprodução/ Internet

A atriz Ilva Niño, conhecida por interpretar a empregada Mina na novela "Roque Santeiro", faleceu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (12), aos 89 anos. Internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde 13 de maio, ela havia passado por uma cirurgia cardíaca.

sobre as informações da cremação

O corpo de Ilva está previsto para ser cremado nesta quinta-feira, mas o local e a hora ainda não foram definidos até a última atualização da matéria.

sobre a atriz

Natural de Pernambuco, na cidade de Floresta, a atriz faria 90 anos no dia 15 de novembro. Iniciou nas artes cênicas quando cursava a Escola Normal e participou de um curso de teatro grego ministrado por Ariano Suassuna. Ela acabou atuando na montagem amadora que o autor fez para "Antígona", de Sófocles.

Entre os inúmeros trabalhos no teatro destacam-se as peças, "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna,  "O Berço do Herói" e "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes. 

Ilva foi casada com Luiz Mendonça e teve um filho, Luiz Carlos Niño, ambos já falecidos. Com uma extensa carreira na televisão, ela participou de mais de 30 novelas e diversas séries.

Ilva NIño como Mina, de Roque Santeiro, de 1985 — Foto: Geraldo Modesto/Globo 

Na sua carreira um dos seus papéis de destaque na televisão foi a empregada doméstica 'Mina', confidente da viúva Porcina, na novela 'Roque Santeiro' do ano de 1985.

“Uma pontinha de nada em Roque Santeiro, e a Mina não morreu nunca, até hoje todo mundo grita pela Mina na rua. Foi um grande sucesso, merecidamente um grande sucesso. Dias fez uma parte, depois Aguinaldo Silva pegou a outra parte e continuou o grande sucesso”, disse Ilva Niño ao Memória Globo.

A artista está no ar atualmente na reprise da novela 'Cheias de Charme' de 2014, onde ela faz a personagem 'Epifânia' que é mãe de Socorro, uma piauiense que foi tentar a vida na cidade grande e trabalha de doméstica na casa da vilã Chayene.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES