Vitória do cliente: até 2017, todos os carros terão selo do Inmetro; saiba

Até 2017 todas as marcas participarão

Avalie a matéria:
|

Se existe um programa governamental que deu certo, com (quase) unanimidade do ponto de vista técnico, este é o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Embora estudos tenham se iniciado bem antes, o programa coordenado pelo Inmetro estreou em 2009 com apenas cinco marcas: Chevrolet, Fiat, Honda, Kia e Volkswagen. No ano passado, como reflexo das exigências do regime Inovar-Auto, 35 marcas haviam aderido, inclusive importadas sem plano de produção local.

Até 2017 todas as marcas participarão, inclusive por razão de sanções financeiras previstas no regime. A meta compulsória, em relação a 2012, é melhorar a eficiência energética em 12%, o que significa, na prática, diminuição de consumo em 13,6%, sempre considerada a média dos modelos à venda de cada fabricante. Há dois objetivos voluntários: redução de 18,2% e 23,1%. Nestes casos, a empresa receberá bônus de 1% e 2% do IPI, respectivamente, apenas entre 2017 e 2020.

Acredita-se que a maioria das fábricas tentará atingir pelo menos o primeiro nível do desafio adicional, o que inclui custos de difícil repasse ao preço final de venda. Indicativo disso foram "escaramuças" iniciadas com o Renault Clio, em 2012. Em seguida, o VW up!, com seu motor de três cilindros, passou à frente nas configurações que incluem ar-condicionado e direção eletroassistida.

Semana passada, antes do início de vendas do novo Ka (previsto para agosto), a Ford anunciou que seu compacto, também tricilíndrico, alcançou a melhor média absoluta até agora: 8,9 km/l de etanol e 13 km/l de gasolina na cidade, e 10,4 km/l e 15,1 km/l, etanol e gasolina, na estrada.

Deve-se ressaltar que os números incluem ar-condicionado e direção de assistência elétrica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES