Nana Caymmi |
Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo
Nana Caymmi faleceu nesta quinta-feira (1), dois dias após ter celebrado seu 84º aniversário, na última terça-feira (29). A confirmação da morte foi feita por Danilo Caymmi, seu irmão, que divulgou a notícia por meio das redes sociais. Artistas, companheiros de profissão e admiradores utilizaram essas plataformas para prestar suas homenagens à cantora, reconhecida como uma figura importante da música popular brasileira.
as declarações de afeto à cantora
"Fez aniversário e partiu nossos corações! Muito obrigado Nana por toda a sua trajetória neste mundo. Maravilhosa e divertida", lamentou o cantor e ator Leo Jaime.
"Não...Te amo muito pra sempre, Nana", escreveu Emanuelle Araujo.
"Uma das maiores vozes da música brasileira se calou hoje", compartilhou Tuca Andrada em seu perfil.
Beth Goulart escreveu:
Perdemos Nana Caymmi, uma cantora que colocava sua alma em seu canto, seus pensamentos em sua voz, sua opinião em suas atitudes. Uma personalidade forte e livre que imprimia em sua arte toda a multiplicidade de emoções da vida, dominava as palavras como uma intérprete única e inigualável. Perdemos uma grande voz, uma das maiores cantoras do nosso tempo, aliás soube cantar o tempo como ninguém.
"Um gênio, uma lenda, uma presença inesquecível e eterna como sua música. O mundo segue mais triste e menos sensível sem você, siga na luz de sua arte amada Nana Caymmi siga na paz para a dimensão da eternidade. Meus sentimentos a toda a família, minha alma chora sua partida e sua ausência", finalizou ela.
Maitê Proença publicou:
"Ah Nana! O céu vai entrar em festa a hora que você chegar cantando. E depois imagino os reencontros, com tantos amigos que você vai botar pra rir com aquelas tiradas inigualáveis. Vai na Luz queridona".
Angela Roro, ao postar uma imagem de Nana, escreveu:
"Em Paz!!Te Amo Nana!!".
Miguel Falabella também se pronunciou:
"Nana, querida! Que pessoa ímpar! Que talento! Que brilhante trajetória! Um beijo! Descansa em paz!".
Lucia Veríssimo expressou seus sentimentos:
Minha querida amiga, muito obrigada por tanto, pela amizade, pelas gargalhadas, pelas infinitas mesas de um bom carteado sempre permeadas com risadas e muito obrigada pela sua arte que sempre me emocionou tanto. Muitos beijos e meus sinceros sentimentos.
Após ser internada com um diagnóstico de arritmia cardíaca, Nana Caymmi permaneceu durante nove meses na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. A família informou que a hospitalização foi provocada por uma "overdose de opioides". Nesse período, a cantora foi submetida a procedimentos como cateterismo e traqueostomia.