Vereador cobra inserção de Teresina no combate à obesidade infantil

Vereador cobra inserção de Teresina no combate à obesidade infantil

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde lançou nesta semana uma campanha de combate à obesidade infantil dentro das escolas. A campanha, que faz parte da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, levará 13 mil equipes de Saúde da Família para mais de 30 mil escolas públicas em 2.300 municípios brasileiros. O assunto foi apresentado na Câmara Municipal de Teresina pelo vereador Carlos Filho (PTB) que destacou a importância da alimentação saudável, principalmente no ambiente escolar.

O parlamentar alertou que apresentou em 2005 uma regulamentação que tinha como objetivo diminuir o consumo de comidas industrializadas em escolas de toda a capital, porém não foi sancionada pelo prefeito municipal no período.

O vereador já afirmou que deve reapresentar o projeto ainda este mês. ?Hoje a obesidade infantil é considerada um dos grandes males que afeta nossas crianças. Os dados se tornam cada ano mais alarmantes, onde uma em cada três crianças são obesas, e dois em cada dez adolescentes estão acima do peso?, explicou o vereador.

O parlamentar petebista defendeu a importância da capital piauiense está inserida no contexto, onde equipes de saúde vão até as escolas orientar os estudantes sobre os cuidados com a alimentação que podem evitar desenvolvimento de doenças, como diabete, pressão alta, ortopédicos e psicológicos.

A preocupação do vereador Carlos Filho também é com o reflexo de hábitos alimentares na saúde das crianças dentro de casa. ?Quanto mais cedo ocorra uma orientação sobre a educação alimentar, mais significativa será a geração de adultos mais saudáveis com menor risco de chegar a geração de obesos?, disse .

O assunto que preocupa todo o país, também é tema da pastoral do menor que recentemente lutava contra a desnutrição, agora levanta a bandeira por uma alimentação mais saudável para as crianças.

Nas duas últimas décadas, a obesidade entre crianças de 5 a 9 anos saltou de 4,1% para 16,6% entre os meninos e de 2,4% para 11,8% entre as meninas. Entre os adolescentes, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% nas últimas quatro décadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES