STF deve julgar hoje Lei dos Royalties; Wellington acredita na queda da liminar de Carmem Lúcia

STF deve julgar hoje Lei dos Royalties; Wellington acredita na queda da liminar de Carmem Lúcia

Avalie a matéria:
Senador acredita em decisão pela constitucionalidade de Lei | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Wellington Dias (PT) confirmou nesta quarta-feira, dia 28, a existência de um acordo com a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja colocado na pauta de votação do plenário a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo contra o Projeto de Lei 12.734/2012, cujo senador piauiense é um dos autores, que define novas regras para a distribuição dos royalties do petróleo pelos Estados. A repartição está suspenda por efeito de uma liminar expedida por Carmem Lúcia.

?A ministra acertou em reunião a colocação da ação na pauta de votação nesta quarta-feira, dia 28. Nossa expectativa é que ela possa cumprir esse acordo e que o STF possa votar. Estamos confiantes que esteja na pauta, e esperamos que ela não volte atrás. Indo para a pauta, os ministros vão dizer se a lei é ou não constitucional. A minha avaliação é que é competência do Congresso Nacional legislar sobre esse tema, o Procurador da República disse isso, o Advogado Geral da União disse isso, todos com base na Constituição. Então estou confiante de que a lei será considerada constitucional pelo STF?, disse Wellington.

Segundo o senador, o Piauí já deixou de receber R$ 500 milhões desde a suspensão da lei em abril do ano passado. A liminar da ministra Carmem Lúcia pede tempo para a análise da ação impetrada pelos estados do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. ?Esses dois estados ficam com 80% dos royalties, estamos falando de aproximadamente R$ 35 bilhões por ano, e isso vai crescendo a cada ano. Então estamos confiantes de que esses recursos passarão a ser distribuídos de forma democrática para todos os estados?, afirmou Wellington.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES