Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Câmara aprova remanejamento de R$ 147 milhões para a saúde de Teresina

Os recursos são oriundos de dotações das mais diversas pastas da gestão, incluindo Eturb, Strans, Semduh, e de praticamente todas as SAADs

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou nesta terça-feira (26), em regime de urgência, pedido do Executivo para a abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 147 milhões, para a Fundação Municipal de Saúde.

Os recursos são oriundos de dotações das mais diversas pastas da gestão, incluindo Eturb, Strans, Semduh, e de praticamente todas as SAADs.

Na justificativa da mensagem nº 37/2023, a prefeitura alega que as modificações no orçamento servirão para cobrir a folha de pagamento dos servidores, além de outras despesas correntes

O município alega que vem sofrendo com a queda nos repasses constitucionais, em especial do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cujos critérios de distribuição foram modificados pelo Legislativo Estadual, penalizando a capital. 

Em sua declaração de voto, o vereador Evandro Hidd (PDT) manifestou desejo de os recursos ajudem a resolver os problemas na FMS. “E espero que daqui a um mês chegue um novo pedido de remanejamento, por problemas orçamentários”, disse. 

A matéria passou no Plenário por unanimidade, mas com muitas manifestações dos vereadores, sobre a real situação da saúde do município. O vereador Ismael Silva (PSD) sugeriu a realização de uma audiência pública para ser detalhada a aplicação dos recursos remanejados. 

Segundo o líder do prefeito, vereador Antônio José Lira, boa parte dos recursos serão destinados às Unidades Básicas de Saúde, onde ele admite, há mais reclamações. “Tem que chegar o recurso na ponta”, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES