Átila Filho: Taxar importados evita fechar lojas e acabar com empregos

Deputado federal Átila Filho (PP) explica porque taxação de importados é importante para o comércio brasileiro

Avalie a matéria:

JUSTIÇA TRIBUTÁRIA! Relator do projeto de lei do Programa Mobilidade Verde e Inovação, o deputado federal Átila Filho (PP) falou do trecho da matéria que trata da taxação de compras internacionais de até 50 dólares. 

"Acreditamos que, com a redução da taxa, podemos equilibrar o mercado e garantir mais oportunidades para os pequenos e médios empresários nacionais".

GOVERNO NÃO QUIS VOTAR LOGO

No entanto, o Governo Lula não quer misturar o Projeto Mover com a taxação das compras internacionais. 

Átila Filho não vê o trecho como "jabuti" e acha que, com diálogo, é possível chegar a um meio termo entre a taxação zero atual e a alíquota de 60%, que ele admite ser bastante elevada.

CAUSA DESEMPREGO MANTER ZERO DE TARIFA

Átila Filho comenta que entende a posição do consumidor quando compra os importados sem taxação, mas lembra que as pessoas precisam entender que isso provoca demissões no comércio varejista brasileiro, fecha lojas e acaba com a justa concorrência das empresas locais.

Ele afirma que é preciso taxa esses produtos vindos de lugares como a China, para não prejudicar a indústria e comércio brasileiros. A questão, a ser definida, é o percentual de taxação. Embora prefira não citar um percentual, a alíquota deve ficar na faixa dos 40%.

SÓ PAGA ICMS DE 17%

Atualmente, essas compras de plataformas online do exterior, sobretudo da China, não pagam nada de imposto de importação, apenas o ICMS de 17% nos Estados.

O presidente Lula, que já tinha dito que vetaria se o Congresso aprovasse a taxação, recuou na última semana e admitiu que o assunto está em análise. Ele até citou que a maioria dos produtos são "bugingangas", não prodotos de primeira necessidade.

Átila Filho explica que taxar compras de importados evita fechar lojas e acabar com empregos no Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES