Piauí tem maior índice de cuidadores e Bárbara quer ajuda financeira a eles

Deputada Bárbara do Firmino apresenta projeto que ampara cuidadores de pessoas

Avalie a matéria:

A deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) apresentou o projeto de lei que cria o programa "Cuidando de Quem Cuida", para ajudar financeiramente e emocionalmente os cuidadores de pessoas (de idosos e PCDs sobretudo). A Sasc ficará responsável pela execução.

CONTA COM RAFAEL

"Percebemos como a sobrecarga emocional e física de um cuidador pode ser intensa e é fundamental que ele receba cuidado e apoio. Contamos com a sensibilidade dos deputados para que o projeto seja aprovado e também com um olhar especial do nosso governador para que seja sancionado e vire lei”, acrescenta.

PIAUÍ É CAMPEÃO

Bárbara conta que no Brasil cerca de 50 milhões se dedicam ao cuidado de pessoas, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência. 

No Piauí, em 2022, cerca de 36,5% da população de 14 anos ou mais de idade estava incumbida da tarefa de cuidar de pessoas da família ou mesmo de parentes. Esse indicador do Piauí foi, inclusive, o maior dentre todos os estados do Brasil. 

NO BOLSO E NA CABEÇA

O Projeto de Lei 107/24 prevê que o Executivo defina uma ajuda financeira a esses profissionais, bem como um suporte para a saúde mental e física. 

“Os cuidadores ficam muito tempo dedicados aos cuidados do indivíduo com dependência, por isso estão expostos a desgastes físicos, psicológicos ou emocionais devido à sobrecarga a que estão submetidos, por isso é importante um suporte para essas pessoas”, explicou a deputada.

Bárbara quer ajuda financeira e emocional para cuidadores de pessoas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES