Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Inédito: TJ-PI lança edital exclusivo para escolher nova desembargadoraora

Em 102 anos de criação Corte da Justiça estadual teve apenas 3 mulheres; edital atende a recomendação do CNJ

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vagas para mulheres! Pela primeira vez em sua história , o  Tribunal de Justiça do Piauí vai ocupar sua próxima vaga na Corte a partir de uma lista composta apenas por mulheres.  Em edital publicado na última sexta-feira,26, o presidente do Judiciário piauiense desembargador Hilo de Almeida informa que o preenchimento da próxima vaga, a ser preenchida pelo critério do "merecimento" será ocupada "exclusivamente por mulheres",  o que restringe a participação apenas de juízas de direito que se enquadrem nos critérios.

O edital atende à  Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que promove ações afirmativas de gênero. De acoro com o documento, "enquanto não for  alcançada a proporção de 40% a 60% por gênero, as vagas pelo critério de merecimento serão preenchidas por meio de editais abertos, de forma alternada, para o recebimento de inscrições exclusivas de mulheres e mistas (para homens e mulheres), observadas as políticas de cotas instituídas pelo CNJ, até o atingimento de paridade de gênero".

O presidente da Corte esclarece que, como o edital anterior foi por antiguidade e que, na último edital por merecimento , o escolhido foi um desembargador, a vaga aberta este ano, após aprovação da Assembleia Legislativa e sanção do governador Rafael Fonteles, adotará anova regra. Atualmente, o Tribunal Piauiense tem uma Corte composta por 20 desembargadores, sendo 19 homens e uma mulher, a desembargadora Maria do Rosário de Fátima Martins Leite, que tomou posse há apenas 2 meses. Antes dela,apenas Eulália Maria Ribeiro Gonçalves e Rosimar Leite, ambas aposentadas, integraram a Corte.

Em julho de 2023, o Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) elegeu o então juiz João Gabriel Furtado Baptista como novo desembargador. Na ocasião, a juiza Lucicleide Pereira Belo foi a 2ª mais votada da lista tríplice e o juiz Vital de Freitas ( escolhido posteriormente para outra vaga), apareceu em 3º. Com 35 anos de Magistratura, Lucicleide (foto) é considerada uma das candidatas mais fortes da disputa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES