Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Pessoas em situação de rua recebem título eleitoral e estão aptos da votar

Ação da Justiça Eleitoral garante o exercício da cidadania através do voto para 41 pessoas

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Democracia se fortalece com a inclusão! E este é  lema da série de mutirões realizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para possibilitar que pessoas em situação de rua regularizem a situação perante a Justiça Eleitoral e se tornem aptos a votar nas eleições para a escolha dos seus representantes. Pelo menos 41 pessoas em situação de rua na capital já receberam os seus títulos eleitorais este ano. " É fundamental que as pessoas que vivem nas cidades possam participar das escolhas que definem as políticas públicas que interferem em suas vidas", diz Flávia Barreto, do Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRE.

Para conseguir incluir as pessoas em situação de rua, o Núcleo organiza os mutirões, que são realizados em pontos que possam acolher o maior número possível de moradores. Desta vez, o atendimento aconteceu  no  Centro de Valorização para População em situação de Rua - POP, localizado no centro.  "Levamos o kit biométrico, que inclui notebook e a cadeira. para o trabalho, precisamos de um ponto de internet e, graças a isso, é possível fazer as regularizações ou mesmo transferência de titulo" , conta Flávia.

A iniciativa inclui a coleta biométrica (foto, assinatura, digitais) e a oferta dos demais serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral incluindo, além das operações de cadastro (alistamento, 2ª via, revisão e transferência)

No último mutirão, dentre os 28 atendidos, 2 transferiram os títulos eleitorais e poderão votar na cidade onde vivem. O presidente do TRE, desembargador Sebastião Ribeiro Martins (foto1), abriu os trabalhos.

Resolução CNJ

 A iniciativa faz parte da Política Nacional de Atenção a Pessoas em situação de Rua, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Dos mutirões, participam também outras 18 instituições públicas também fazem parte do projeto como a Defensoria Pública; Tribunal de Justiça do Pìauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES