Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lula não admite ser candidato em 2022

O ex-presidente não descarta a possibilidade de uma frente ampla contra Bolsonaro ou outro adversário

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso

Em mais de uma hora e meia de discurso, o ex-presidente Lula fala que não sente mágoa sobre todo esse processo que passou diante do que o povo brasileiro passa agora com a pandemia. Lula utilizou seu discurso para atingir Bolsonaro, e em menor intensidade Moro e os procuradores da Lava-Jato. Ele disse que foi vítima da maior mentira jurídica do país em 500 anos. O ex-presidente deixou claro que quer a suspeição do ex-juiz que o condenou em dois processos, que foram anulados nesta semana por Fachin por irregularidade processuais. "Moro não tem o direito de se transformar no maior mentiroso da história do Brasil e ser considerado herói", afirma o presidente. 

Quando questionado sobre eleições, Lula falou que não tem cabeça para pensar em 2022. "Isso é para frente", afirmou ao entender que não é momento para isso. Apesar de denominar Ciro Gomes como "professor de Deus", cogitou a possibilidade de uma frente ampla da oposição. "Não tem dificuldade de construir aliança, quando chegar o momento de construir aliança". Para aliados, o presidente não quer colocar seu nome como candidato no momento para não atrapalhar as negociações com outros partidos e sinalizou aliança até com os partidos de centro ao relembrar que já teve vice-presidente do PL, José Alencar, em 2002.

Lula também analisou o cenário de polarização política e disse que pode sim ser polarizada a disputa eleitoral desde que seja a oposição contra a direita e citou o presidente Bolsonaro. "Eu acho que Bolsonaro está provando que não é só com mentiras que você governa um país". E continua, "o povo não tá precisando de uma arma. O povo precisa de emprego, de salário, livro, educação, cutura, políticas de assistência social".

O ex-presidente disse que tomará a vacina contra a Covid-19 na próxima semana e que ainda vai fazer propaganda para incentivar a população. "Não siga a decisão imbecil do presidente da República ou do Ministro da Saúde, tome vacina, ela é uma das coisas que pode livrar você da Covid".

ASSISTA O PRONUNCIAMENTO COMPLETO NESTE LINK. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES