Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Marcelo Castro: fim da reeleição será discutida no Senado em junho

O senador piauiense vem defendendo o fim da reeleição no Brasil e mandatos de 5 anos. Isso para os cargos do Executivo municipal, estadual e federal.

Avalie a matéria:

Por Rany Veloso

Após a reunião de líderes do Senado, nesta quinta-feira (23), Marcelo Castro (MDB-PI), disse que somente após a sessão de debates no plenário do Senado, marcada para o próximo dia 6 sobre o fim da reeleição, é que ficará decidido como o tema vai tramitar na Casa. Especialistas do país serão convidados para debater o fim da reeleição para os cargos do Executivo de prefeito, governador e presidente; mandatos de 5 anos e coincidência ou não das eleições.

A coluna apurou que o tema não agrada o presidente Lula, mas tem as bênçãos de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

"Se chegar a uma conclusão do debate que o fim da reeleição não é uma coisa importante, e a sociedade não quer isso, quer continuar com a reeleição, então é um tema que vai sair. Se chegarmos ao contrário, que é o mais importante de tudo, vamos priorizar isso", explicou.

Castro, escolhido como relator do tema pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defende que os três temas a respeito sejam discutidos de uma só vez.

"E se chegarmos à conclusão que já cheguei, que o mais importante é pôr fim à reeleição, botar mandato de 5 anos e coincidir as eleições, aí faremos as três coisas de uma vez só". 

VOTAÇÃO CONFIRMADA

O senador também anunciou que o Novo Código Eleitoral será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado no dia 5 de junho.

Com 162 páginas, o relatório do projeto de lei complementar (PLP) 112/2021, que institui o novo Código Eleitoral, irá subsituir 7 leis e simplifica os crimes eleitorais de 73 para 17.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES