Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

MDB aposta em Simone, Ibaneis e Renanzinho para o Planalto em 2022

Por blog Direto de Brasília

Avalie a matéria:
| Divulgação

Por Rany Veloso

O presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), afirmou nesta sexta-feira (20) que o primeiro lugar no ranking de prefeitos credencia o partido a ter candidato a presidente da República em 2022. Ele citou como presidenciáveis a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e os governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal) e Renan Filho (Alagoas).


No último domingo (15), o MDB manteve o posto de maior partido do País ao conquistar mais de 10 milhões de votos e o maior número de prefeitos. A sigla elegeu 791 prefeitos. Desse total, 238 são negros, 107 são mulheres e 69 são jovens com menos de 34 anos, o que caracteriza o perfil diverso e plural do partido.


Presidente do MDB há apenas um ano, Baleia comemorou o resultado. “A força do partido está na união. Forte e unido, o MDB tem muito mais chance de obter sucesso. Temos todas as chances de apresentar candidatos a presidente da República”, disse Baleia, citando os nomes de Simone, Ibaneis e Renanzinho.


Primeira presidente da Comissão de Justiça do Senado da história do Brasil, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem um trabalho reconhecido nacionalmente, por conta de seus posicionamentos assertivos, de sua defesa das instituições democráticas e da agenda de reformas estruturantes.


Sem nunca ter disputado um cargo eletivo sequer Ibaneis Rocha foi um dos fenômenos eleitorais de 2018. Advogado bem-sucedido no Distrito Federal, ele começou a corrida eleitoral com 3% e acabou vencendo com quase 70% dos votos válidos. Ele excelente trânsito em todas as siglas partidárias.


Em seu segundo mandato, Renan Filho é o governador mais bem avaliado da região Nordeste. É por isso que o MDB teve excelente resultado em Alagoas na eleição deste ano. No Estado, o partido também é o que conquistou o maior número de prefeituras (37, nove a mais que o segundo colocado). Em Maceió, o MDB está no segundo turno.


Desde janeiro de 2019, o MDB adotou uma postura de equilíbrio e independência com o atual governo federal. O partido não deixou de criticar o Planalto nos momentos em que houve afronta à democracia. No Congresso, o MDB também exerce uma ação colaborativa, sobretudo na agenda de reformas.


Líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi explica: “Somos o ponto de equilíbrio, defensores radicais da democracia contra os extremos. Por isso ocupamos um posição quer nos permite dialogar da centro esquerda à centro direita, sem jamais abrir mão do que está escrito em nossa Constituição de 1988



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES