Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

PSD é a pedra no caminho de Davi Alcolumbre para suceder Rodrigo Pacheco

O líder do PSD, Otto Alencar, já está com o nome posto e é bem visto pela oposição

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conselho de Lula

Além de falar grosso e verbalizar com ministros a insatisfação com a articulação política, o presidente Lula da Silva cogita ressuscitar o conselho político que manteve nos dois primeiros Governos e que também funcionou nos Governos de Dilma Rousseff. A ideia é ter o mesmo formato e periodicidade de reuniões - uma vez por semana - dos conselhos anteriores, com ministros do núcleo duro do Planalto e presidentes e líderes de partidos que integram a base no Congresso Nacional. O presidente também quer um pente-fino nos 20 vice-líderes do Governo na Câmara para eventuais trocas por parlamentares mais atuantes. Um deles caiu essa semana. Victor Linhalis (Podemos-ES) deixou o posto após divergências sobre projetos do Executivo.

Pedra no caminho 

O PSD pode ser uma pedra no caminho do projeto do senador Davi Alcolumbre (União- AP) para suceder Rodrigo Pacheco (MG). A bancada mira apoio do PT para um eventual apoio do Palácio do Planalto. O líder do PSD, Otto Alencar, já está com o nome posto e é bem visto pela oposição, que tem criticado Pacheco por não reagir às supostas interferências do STF.

Fundação Dornelles

O Progressistas (PP) deu novo nome à fundação do partido, agora intitulada Fundação Francisco Dornelles, em homenagem ao ex-ministro da Economia. O evento, realizado no sábado (20), contou com presença de figuras de peso, como o senador Ciro Nogueira, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ex-ministro das Cidades e conselheiro da Firjan Márcio Fortes de Almeida.

Disparidade

Mesmo com leis de incentivo à participação das mulheres, a política segue sendo ocupada majoritariamente por homens nos bastidores. Um jantar que aconteceu na última segunda (22) em apoio à reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, reuniu caciques de vários partidos. Mas o detalhe que chama a atenção é o fato de haver apenas uma mulher presente: a deputada Renata Abreu (Podemos-SP).

Faz a diferença

A rede social da ativista de Direitos Humanos Maha Mamo não parou essa semana. A embaixadora da ONU para refugiados, a atriz premiada Cate Blanchet, a ativista Luiza Brunet - ambas amigas de Maha -, e amigos da ONU mandaram mensagens para ativista que é cidadã brasileira desde 2008. A razão é que Maha foi indicada da categoria mundo no prêmio Quem faz a Diferença.

Invasão Zero

A Frente Parlamentar da Invasão Zero terá parlamentares como coordenadores regionais ara atuação nas federações brasileiras no combate às invasões. Conforme o deputado  Zucco (PL-RS), que preside a Frente, o trabalho será realizado em cada região. “Vamos atuar nos 27 Estados, com parlamentares marcando audiências públicas, conversando com os governadores e pegando as melhores práticas.”

ESPLANADEIRA

# Corning cria programa de incentivo à inovação em parceria com pesquisadores acadêmicos. #  Ambev anunciou investimentos de R$ 150 milhões em fábrica no Goiás. # Localiza&Co acelera negócios com apoio dos curadores Delfia e da plataforma Datadog. # Camila Zana assume cargo de CMO da Billboard Brasil. # Marcas do Grupo Boticário investem em Instabrands.  # Liga Ventures: 31% das startups brasileiras possuem ao menos uma mulher no societário. # IBRAM promove o Cultura & Mineração - Sarau Conexões Barrocas, hoje (24), em Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES