Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

MPF recomenda que UFPI cumpra cotas nas vagas de seleções públicas

O procurador Israel Gonçalves concedeu um prazo de cinco dias para que o reitor se manifeste sobre o acatamento da recomendação.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas recomendações emitidas pelo Ministério Público Federal (MPF), através do procurador da República Israel Gonçalves, determinam que a Universidade Federal do Piauí (UFPI) cumpra a reserva de cotas, definidas por lei, nas seleções públicas realizadas pela instituição de ensino superior.  

Nos documentos, o magistrado considerou manifestação recebida pelo MPF, por meio da qual denunciou-se uma suposta irregularidade no EDITAL Nº 11/2022, de 09 de maio de 2022, referente a concurso para docentes do magistério do ensino básico, técnico e tecnólogo e do magistério superior.  

Leia Mais

Assim, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão recomenda ao reitor da Ufpi, Gildásio Guedes, que seja prevista cláusula editalícia a fim de garantir que o cômputo do percentual assegurado para reserva de vagas de negros e pardos e também para pessoas com deficiência, preconizada pela Lei, incida sobre o total de vagas ofertadas para o mesmo cargo.  

Recomendação do MPF foi destinada ao reitor Gildásio Guedes (Foto: Divulgação)Israel Gonçalves determina que nos respectivos editais seja previsto, expressamente, o quantitativo total de vagas para cada cargo, declinando, necessariamente, quantas delas serão destinadas a ampla concorrência e quantas serão reservadas às cotas. 

O procurador concedeu um prazo de cinco dias para que o reitor se manifeste sobre o acatamento da recomendação, caso contrário pode haver judicialização, culminando na responsabilização do líder da instituição.  

francyteixeira@meionorte.com 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES