Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Com show de Garrincha, Brasil sagra-se bi-campeão mundial de futebol

Foi o segundo título seguido dos brasileiros na Copa do Mundo

Avalie a matéria:

Hoje decorridos 57 anos, em 17 de junho de 1962, com vitória de 3 a 1 sobre a Tchecoslováquia, a Seleção Brasileira de Futebol sagrou-se bi-campeã mundial, na copa disputada em Santiago, no Chile. Foi o segundo título seguido dos brasileiros na Copa do Mundo, pois o país já havia conquistado o primeiro título em 1958, no campeonato disputado na Suécia e que teve o garoto Pelé como a grande estrela.

O grande nome da Copa do Chile foi Mané Garrincha. Ele encantou o mundo com seus dribles e fez gols memoráveis. Sua atuação turante toda a copa foi de tal forma monumental, que a torcida pouco sentiu falta de Pelé, que havia se contundido na segunda partida, contra a mesma Thecoslováquia.

Para essa Copa no Chile, quarenta e nove países disputaram as eliminatórias e outros cinco - Canadá, Egito, Indonésia, Romênia e Sudão - desistiram. Quatro países americanos e 10 europeus se classificaram, juntando-se ao Brasil, com vaga assegurada por ter sido o campeão mundial anterior, e o Chile, por ser a sede, para formar os 16 que disputariam a competição. Colômbia e Bulgária faziam seu début em Mundiais.

O Brasil mudou muito pouco para chegar ao bicampeonato. A principal troca foi no comando técnico: saiu Vicente Feola, entrou Aymoré Moreira. O que ninguém imaginava é que Pelé sofresse séria contusão na segunda partida. Mas Garrincha foi Pelé e foi Garrincha. A Copa foi do Mané e do Brasil. E a Seleção, de novo com Didi, Nilton Santos, Djalma Santos, Vavá, Zagallo... Com Mauro e Zózimo na defesa e um Amarildo possesso no lugar do Rei no ataque, voltou a encantar o planeta. A campanha foi de cinco vitórias e um empate, contra a Tchecoslováquia, que voltou a enfrentar na final e venceu por 3 a 1, gols de Amarildo, Zito e Vavá.

Quando a Copa terminou, eram seis os artilheiros: Vavá e Garrincha, do Brasil, Leonel Sánchez, do Chile, Albert, da Hungria, Valentin Ivanov, da União Soviética, e Jerkovic, da Iugoslávia, todos com quatro gols. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES