Daniel Oliveira protocola no STF pedido de habeas corpus de Lula

Daniel Oliveira protocola no STF pedido de habeas corpus de Lula

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

O atual secretário estadual de Justiça e advogado Daniel Oliveira protocolou nesta segunda-feira, 29, um pedido de habeas corpus, ou seja, de soltura imediata do ex-presidente Lula, preso na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Em conversa com o blog Primeira Mão, Daniel afirma que o pedido de baseia na presunção de inocência e a garantia constitucional de redução da pena determinada no último julgamento de Lula no Superior Tribunal de Justiça na semana passada. “É uma tese inovadora e estamos acreditando na soltura”, disse Daniel.

A lei determina que um preso tem direito a reivindicar progressão para o regime semiaberto depois de cumprir um sexto da pena, desde que tenha bom comportamento.

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça votou no último dia 23 por manter a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex em Guarujá (SP), mas sugeriu reduzir a pena de prisão --de 12 anos e um mês para 8 anos, 10 meses e 20 dias. O tribunal julgou recurso da defesa do ex-presidente, que tentava reduzir ou anular a pena.

Lula havia sido condenado em 12 de julho de 2017 a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex. A sentença, em primeira instância, foi dada pelo então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, que condenou o ex-presidente por corrupção passiva e de lavagem de dinheiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES