Por que comemoramos o ano novo em 1° de janeiro? saiba o motivo - As diferentes datas

Embora seja uma das datas mais celebradas e importantes do mundo, há muita história por trás dela que é desconhecida por boa parte da população. - As diferentes datas

Slide 3 de 3
Avalie a matéria:

As diferentes datas

Talvez, o engano mais recorrente entre as pessoas é pensar que o Ano Novo sempre foi celebrado em 1° janeiro. Mas ao longo dos séculos as coisas já foram muito diferentes — ainda são. Por exemplo, os gregos festejavam a data por ocasião do solstício de inverno, em 20 ou 21 dezembro. Os egípcios, segundo o historiador romano Censório, celebravam mais uma volta da Terra em torno do Sol no mês de julho.

Nos tempos do domínio romano, março era considerado o primeiro mês do ano. Contudo, em 46 a.C., o imperador Júlio César criou o calendário juliano, usado pelos cristãos ortodoxos até hoje, visando corrigir alguns erros. Porém, nem ele conseguiu padronizar as coisas. Os séculos foram passando e a data continuava a flutuar, sendo que em alguns momentos caia no mesmo dia que o Natal.

Mas, em 1582, o Papa Gregório XIII colocou em prática o calendário gregoriano, como uma tentativa de parar com as variações apresentadas nos calendários com relação às estações, fazendo com as datas ficassem com as conhecemos hoje. Para comparar, o modelo de Júlio César, por ter alguns anos bissextos a mais, fazia com o primeiro dia da primavera, por volta de 1500, caísse dez dias antes da chegada da estação.

Apesar de toda essa bagunça ao longo dos séculos e a seleção da data de Ano Novo ter sido arbitrária e sem sentido em vários momentos, há uma perspectiva astronômica por trás dela: no início de janeiro é o período em que o planeta Terra está mais próximo do Sol, ponto conhecido como periélio.

Atualmente, 1° de janeiro se tornou universalmente conhecido como o início de um novo ano. Ainda assim, há países que tem suas próprias convenções para determinar a data, como é o caso da China, Arábia Saudita, Nepal, Irã e Afeganistão.

Além disso, o Ano Novo ainda depende da cultura religiosa de muitos lugares. Por exemplo, os judeus, que usam o calendário lunar, comemoram a data nas festividades de Rosh Hashanah, que costuma ser realizado entre setembro e outubro. Outra religião que usa o calendário lunar é o islamismo, por isso, o Ano Novo para eles também pode variar muito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES