Anticoncepcional para homens deve chegar ao mercado em 2017

Ainda em fase de testes, produto age bloqueando a liberação de espermatozoides na ejaculação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em três anos, homens poderão dividir com as mulheres a responsabilidade de evitar uma gravidez indesejada por meio de um contraceptivo masculino. O Vasalgel, ainda em fase de testes, promete ser um método similar à vasectomia, porém mais facilmente reversível.

Anticoncepcional masculino: como funciona?


O remédio foi desenvolvido pela organização americana Parsemus Foundation, que não possui fins lucrativos, e é aplicado via injeção. Trata-se de um gel que é inserido nos vasos deferentes (tubo por onde passam os espermatozoides), impedindo que o esperma seja liberado na ejaculação e, assim, evitando a fecundação. Na vasectomia, estes vasos são cortados por meio de intervenção cirúrgica.

A ideia é que uma única aplicação de Vasalgel tenha efeito prolongado, podendo durar meses ou anos. Os fabricantes ainda não conseguiram determinar o período exato de eficácia. No entanto, o RISUG, medicamento indiano no qual o Vasalgel foi inspirado (também em fase de desenvolvimento), tem um funcionamento muito similar e atua no organismo durante 10 anos.
Como é feita e reversão

A ideia é que o procedimento seja facilmente reversível. Se um homem deseja “desbloquear” seus espermatozoides, basta receber outra injeção do gel, que irá expelir o Vasalgel que está bloqueando os vasos deferentes. A vasectomia também pode ser revertida, porém o procedimento é cirúrgico e mais complicado.
Testes

Nos testes feitos com animais, o método conseguiu impedir a fecundação: três babuínos machos receberam a injeção do produto e foram deixados com 10 a 15 fêmeas durante seis meses. Neste período, nenhuma das fêmeas engravidou. No experimento feito com coelhos, que durou 12 meses, a partir da segunda amostra de sêmen, não foram encontrados espermatozoides. Sêmen é o líquido expelido durante a ejaculação masculina, que é constituído por uma mistura de espermatozoides e outros fluidos.
Lançamento

A organização espera, agora, determinar se o método é facilmente reversível e se funciona em humanos, que devem começar a ser testados em 2015. Se tudo correr dentro do esperado, o produto deve chegar ao mercado em 2017.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES