Saiba por que os homens perdem a ereção durante a relação sexual

A parceira fica brava ou triste quando se depara com a eventualide

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas mulheres associam problemas de ereção dos parceiros com falta de excitação, de desejo, e culpam-se por isso. Não raro, a parceira fica brava ou triste quando se depara com uma eventualidade dessas, pois se sente pessoalmente ofendida.

É importante frisar que, no sexo, o homem é tão vulnerável a distrações quanto a mulher e que o mecanismo de ereção é muito sensível. A diferença é que, no caso deles, isso pode ser observado imediatamente, devido à perda da ereção, enquanto elas podem continuar na relação sem dar nenhum sinal”, explica o psicólogo e terapeuta sexual Paulo Tessarioli.

São muitos os fatores capazes de influenciar na rigidez e manutenção da ereção e que não têm absolutamente nada a ver com o desejo pela parceira ou parceiro. Na verdade, na maioria dos casos, trata-se de questões emocionais do próprio homem ou fisiológicas.

O que pode fazer o homem perder a ereção?

“Vamos imaginar um casal jovem na casa dos pais. Estão com a porta fechada, mas não trancada. O garoto sabe que ali não tem privacidade, então, ao mesmo tempo em que tem a excitação por estar com a parceira ou parceiro, não há tranquilidade para gerir os fatores externos. Ele vai ficar com a atenção dividida e só isso já é motivo para ter a ereção e perdê-la em seguida”, exemplifica o profissional.

Podem ser também questões ligadas à própria saúde do homem. Mesmo sendo jovem, é possível que sofra de doenças crônicas, como pressão alta, colesterol alto ou diabetes não diagnosticados.

Se o homem estiver cansado ou em jejum há muito tempo, este pode ser outro motivo para que não consiga ter uma ereção muito rígida. “O sexo é análogo a uma atividade física, é necessário o mínimo de preparo físico para praticá-lo”, afirma Dr. Paulo.

Por fim, o nível de nervosismo do indivíduo influencia diretamente no desempenho sexual. “Se o sujeito for ansioso, fatalmente isso vai acontecer. Se tiver casos em que fracassou no histórico sexual, ficará com isso na cabeça”, afirma o psicólogo.

O problema que ocorreu pontualmente por conta de um fator externo se reverte contra o homem e dificulta ainda mais a ereção. “Ele começa a pensar: ‘até agora não estou excitado, o que está acontecendo comigo?’. Essa autocobrança vira um fator interno e pode acabar transformando o problema em uma disfunção erétil”, expõe Dr. Paulo. Em outras palavras, o medo de que o problema se repita toma conta da mente do homem e passa a prejudicar seu desempenho de maneira frequente.

É normal?

O psicólogo explica que o quadro só é considerado um problema se for recorrente, ou seja, se acontece com certa frequência com a mesma parceira ou em situações similares. Neste caso, é necessário buscar ajuda profissional para identificar a raiz da disfunção – que pode ser física ou emocional – e então tratá-la da melhor forma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES