Douglas Machado, homenageado da Balada Literária 2020

Douglas iniciou seu trabalho na área do audiovisual em 1987

Douglas Machado | Mauricio Pokemon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Balada Literária movimentou Teresina em dois dias de programação gratuita com bate-papos, lançamentos de livros, saraus e apresentações musicais. Na última noite do evento, Wellington Soares e Marcelino Freire, curadores da Balada, anunciaram o próximo homenageado piauiense: o cineasta Douglas Machado.

Douglas Machado (Mauricio Pokemon)

Douglas iniciou seu trabalho na área do audiovisual em 1987. Desde então realizou produções em diferentes regiões do Brasil e algumas no exterior [Suécia e Espanha]. Em sua maioria, como roteirista e diretor de documentários e filmes de ficção. Dirigiu o primeiro longa metragem da história do cinema piauiense, Cipriano (2001). O filme, uma das obras com maior destaque de sua carreira, peregrina pelos sertões do Piauí, trazendo uma construção identitária do sertanejo.  

Pela Trinca Filmes Ltda. - produtora da qual é sócio e que trabalha com documentários sobre literatura brasileira e filmes sobre questões relacionadas ao Nordeste do Brasil- produziu a série “Literatura: Brasil”, sobre os escritores H. Dobal (“Um homem particular”, 2002), Ariano Suassuna (“O sertãomundo de Suassuna”, 2003), Marcos Vinicios Vilaça (“O artesão da palavra”, 2005) e Luiz Antônio de Assis Brasil (“O códice e o cinzel”, 2007).

Além das produções cinematográficas que se destacam pelo caráter humanista, Douglas também atua na literatura como editor da Hoblicua, uma revista anual de literatura e dos selos Agarazul e meiomilheiro, nos quais publica poesia, ensaio e romance. Douglas assina a Curadoria e Programação de filmes nos Cinemas Teresina, aliando o grande circuito com o cinema de autor e de repertório.

No plano nacional, as homenagens recaem sobre a professora paulista Geni Guimarães, autora de Leite do peito, A cor da ternura e Balé das emoções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES