Artista radicado na França faz show em THE

Este evento único e excepcional é fruto da colaboração de varias personalidades artísticas e culturais conscientes da precariedade institucional

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chico (Francisco) Terto, artista piauiense residente em Paris (França) ha vinte cinco anos, cidade que escolheu para melhor irradiar o seu trabalho nos outros países europeus.

Partiu do Piauí aos treze anos para estudar em Recife onde iniciou sua formação universitária e principiou no teatro com o Grupo de Teatro Popular do Nordeste, entre outros.

Diplomou-se em Psicologia no Rio de Janeiro, onde continuou sua formação teatral com personalidades como Sergio Britto e Amir Haddad, e onde encontrou a bailarina Graziela Figueroa que abriu novos caminhos para sua pesquisa sobre a expressividade.

Ainda no Rio começou seus estudos sobre o Tango Argentino e outras danças de casal, que o levaram a freqüentar Buenos Aires e viajar pelos países da America Latina.

Em 1983 transferiu-se para França onde concluiu seu mestrado em Psicologia da Arte, continuou suas pesquisas sobre as danças do mundo, e aprofundou seus conhecimentos sobre a Psicanálise e a Analise do Movimento (Laban, Feldenkreis, Alexander).

De lá partiu para a Índia onde estudou as danças indianas, Egito (dança oriental) e África.

Impregnado desta vasta experiência, Chico Terto criou seu próprio método: Dança Orgânica, que busca desenvolver através da psicologia e da arte a capacidade expressiva dos indivíduos.

Desde 1986 desenvolve um trabalho assíduo na Itália onde fundou diversos grupos e escolas de danças que praticam seu método de ensino.

Em todos esses anos de estudos e de descoberta do mundo, Chico Terto sempre voltou ao Piauí para inteirar-se das pesquisas dos seus conterrâneos e amigos, contribuindo de modo informal ao crescimento artístico destes, dedicando parte de suas férias, sua intimidade familiar, a eventos de caráter filantrópico-culturais.

Instigado pelo Prof. Monteiro de Santana participou do livro Piauiense em um Mundo sem Fronteiras (Fundapi). Em 2006, estimulado pela arquiteta Ana Márcia Moura, realizou um show em benefício dos portadores de HIV sob a cura do Pe. Toni. Em 2008, promoveu com Bizet Castro uma exposição de fotografias do psiquiatra francês Thierry Jacquemin em benefício da Sociedade de Cegos do Piauí. E agora, com o apoio de varias entidades e amigos propõe Pedaços de mim em benefício idosos carentes assistidos pela Ação Soci al Arquidiocesana-ASA.

A que serve a arte senão como exercício de nossa humanidade?

PEDAÇOS DE MIM O SHOW

Este evento único e excepcional é fruto da colaboração de varias personalidades artísticas e culturais conscientes da precariedade institucional no que diz respeito a carências sociais, é dedicado à velhice. A receita da bilheteria servirá a suprir de modo derrisório aqueles que a idade, por ausência do Estado, são reduzidos à caridade.

Mais uma vez a arquiteta Ana Márcia Moura, Bizé (Lilia?s Design) e Pe. Toni (arquidiocese de Teresina) com o apoio da Cookie?s Eventos possibilitam a Chico Terto de reunir seus amigos artistas piauienses em torno de uma grande idéia humanitária.

Viriato Campelo, médico, mecena e grande amigo de poetas, músicos e filósofos tais Caetano Veloso, Haroldo de Campos, e Antônio Cícero Lima entre outros, aceitou fazer a Direção Artística. Sua idéia e realçar o retorno do artista ao seu foyer, sua mátria, colocando em evidencia suas conquistas e experiência.

Para trabalhar a cenografia convidamos artista plástica Kalina Rameiro que com seu universo onírico comporá o espaço cênico.

O excelente sonoplasta Jose Dantas, responsável pelas melhores gravações de artistas tais como Maria da Inglaterra, os Violinos de Oeiras e do artista cômico João Claudio entre outros, criará o universo sonoro.

Carlos Lajes da Focco Iluminação responsável por grandes eventos transformará o espaço cênico com suas luzes.

Para construir a ponte entre gerações convidamos Paulo Dantas, musico jovem e competente para realizar a Direção Musical. A banda por ele organizada fará a abertura musical do evento e o acompanhamento do repertorio internacional (português, francês, espanhol, italiano e inglês) proposto por Chico Terto.

Entre sambas, fados, tangos e outras canções de estilo sóbrio e envolvente, este Show Pedaços de mim abordará canções inesquecíveis.

E para completar convidamos outros grandes artistas piauienses (Roraima, Geraldo Brito, Rubens Lima, Garibaldi, entre outros) para colaborar a esse encontro com um publico consciente e amante de boa música.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES