Chargista do Jornal Meio Norte, Moisés dos Martírios inaugura exposição na Alepi

Nas 39 caricaturas, o chargista do Jornal Meio Norte retrata todos os parlamentares que passaram pela Assembleia Legislativa no período de 2010 a 2014

Avalie a matéria:
Chargista | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os parlamentares que passaram pela Assembleia Legislativa no período de 2010 a 2014, dentre titulares e suplentes, foram retratados pelo chargista do Sistema de Comunicação Meio Norte, Moisés dos Martírios, que abre hoje, a partir das 10h, no Salão Nobre da Assembleia, a Convocação Extraordinária – Exposição de caricaturas dos deputados.

Foi um trabalho intenso de pesquisa, conversas e levantamento de histórias e bandeiras defendidas por cada deputado. “Foram necessários 8 meses de execução do projeto, que incluiu o tempo de consulta, encontros, entrevistas até a finalização”, explica Moisés.

Na exposição, o público vai conferir a caricatura de 39 deputados, na dimensão de 30 x 45 cm, incluindo a moldura.” Fiz também um banner para mostrar a real situação financeira do Estado, revelando o governador mergulhado em dívidas com os fornecedores, terceirizados e com o pagamento do 13º salário”, comenta.

No painel, o governador recebe a visita de uma figura conhecida da sociedade teresinense, o Zé da Loteria, que traz a solução para os problemas financeiros e sugere ao gestor que faça a aposta na mega-sena, que tem prêmio acumulado de R$ 135 milhões. “Esta charge mostra a situação do Piauí com muito humor e ganhou repercussão na sociedade e no cenário político”, diz Moisés.

Segundo Moisés, essa é a sua quarta exposição e o objetivo é retratar os parlamentares durante sua atuação política durante o atual período legislativo.
Moisés comenta que muitos parlamentares manifestaram sua opinião sobre como desejavam ser desenhados.

“Alguns preferiram estar na tribuna, outros, no plenário, e houve também os parlamentares que escolheram ser retratados de forma mais abrangente com as suas principais bandeiras, como, por exemplo, Cícero Magalhães, ex-sindicalista que preferiu sua caricatura relacionada com causa em que é envolvido.

“Há deputados que escolheram a caricatura ambientada em pontos turísticos de suas cidades e regiões”, diz, enfatizando que a proposta é retratar os deputados e suas mais diferentes bandeiras e opiniões.

Para a exposição, Moisés diz que os deputados foram muito vaidosos e recomendaram ao chargista que os deixasse bonitos. Então, para atendê-los, foram muitos rascunhos, apagando e aperfeiçoando o traço e como o processo estava difícil e demorado, ele resolveu recomeçar todo o projeto com as deputadas.

“Elas já são bonitas e não fizeram qualquer recomendação”, afirma o caricaturista, citando o exemplo da deputada e vice-governadora eleita Margareth Coelho, que foi retratada como se apresenta. Assim também as deputadas Ana Paula, Rejane Dias, Juliana Moraes Sousa e as demais parlamentares ficaram bonitas, pois já são por natureza.

Depois, o chargista passou para os homens, mais vaidosos e preocupados com o visual. No entanto, como a caricatura evidencia os traços mais marcantes, com formas exageradas, Moisés finalizou as caricaturas e diz que o resultado é surpreendente e agradou, pois, segundo ele, ficou um trabalho colorido, diferente das outras exposições, que embora tenha sido concebido com o auxílio da tecnologia, é 100% desenho.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES