Comemorando 100 semanas na Rede Meio Norte, Incrível estreia sua temporada 2013

Chapada Diamantina: O oásis do sertão

Alcide Filho comanda o programa Incrível | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Incrível completa 100 semanas na Rede Meio Norte e apresenta especial de estreia da Temporada 2013 em novo horário: sábado, 23h, e domingo, às 15h. O ECOaventureiro Alcide Filho vai mostrar as belezas naturais de uma região montanhosa incrível, no centro do Estado da Bahia. E para festejar essa jornada de AVENTURAS o programa de comemoração a edição n° 100 a temporada 2013 mostrará uma edição especial sobre a CHAPADA DIAMANTINA. VEJA

Comemorando 100 semanas do INCRÍVEL na Rede Meio Norte, GANHE um casaco original do ECOAVENTUREIRO. CLIQUE AQUI E PARTICIPE

Os primeiros habitantes da Chapada Diamantina foram os índios Maracás. A ocupação da região começou a partir de 1710, quando foi encontrado ouro próximo ao Rio de Contas Pequeno, marcando o início da chegada dos bandeirantes e exploradores.

A Chapada foi sendo povoada gradativamente por grandes fazendas e comunidades quilombolas até que foram descobertos o ouro e o diamante, iniciando o ciclo do garimpo.

A exploração do ouro perdurou por quase um século. Nessa época, foi construída a chamada Estrada Real para transportar o minério, que ligava a Chapada de Norte a Sul, de Jacobina a Rio de Contas.

Com o declínio da produção de ouro começa a exploração dos diamantes, responsável por trazer uma nova povoação à região, atraindo mercadores franceses, ingleses e alemães. Esse período durou apenas 26 anos.

A exploração do diamante começou em Mucugê, expandindo-se para o norte e para o sul, criando novos povoados, definindo assim a região que passou a ser denominada de Chapada Diamantina, uma referência à abundância da pedra preciosa e a sua formação geológica. Por volta de 1870, o ciclo do diamante entra em decadência.

Tesouros da Natureza - A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Em seu interior, há mais de 35 rios. O Paraguaçu e Preto são os maiores.

Essas correntes de águas brotam das chapadas e deslizam pelo relevo formando cachoeiras borbulhantes e piscinas naturais. Os rios da Chapada Diamantina têm coloração avermelhada.

Isso acontece por conta da alta concentração de ácido húmico, resultado da decomposição de matéria orgânica vegetal na região. A cor incomoda, mas a água é potável e pode ser ingerida sem nenhum receio.

A biodiversidade vegetal é composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas. A Chapada abrange uma grande biodiversidade de fauna e flora.

São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, periquitos, papagaios, capivaras, onça-pintada e suçuarana, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras.

Montanhas e Ca-choeiras - O cenário da Chapada Diamantina é montanhoso, com ecossistemas variados: Cerrado, Mata Atlântica, Campos Rupestres, Caatinga.

Possui inúmeras nascentes, que brotam por entre os paredões rochosos. Alguns atrativos naturais são incríveis, como a Cachoeira da Fumaça, com seus 380 metros de queda livre.

Deslumbrante é o Poço Encantado. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.080 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1.958 metros.

Aberto à visitação, a Chapada Diamantina abriga um Parque Nacional administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Localiza-se na parte central da Bahia, a 425 km de Salvador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES