Documentário retrata modo de falar particular do piauiense

O piauiês é explicado por quatro entrevistados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de estudantes de Jornalismo da UFPI abordaram o modo de falar do piauiense e idealizaram o documentário “Piauiês nosso de cada dia”. A produção, que tem duração de 30 minutos já está disponível na internet, e aborda com humor e irreverência o modo de falar do piauiense, nas diversas situações do cotidiano.

O piauiês é explicado por quatro entrevistados: Joaquim Monteiro, cartunista autor dos livros “Dê gaitadas a folote com o Piauiês”, volumes 1 e 2; Rômulo Augusto, ator no filme “Ai que vida”, no papel de Valdir, em que os personagens eram carregados de regionalismo na fala; Amauri Jucá, humorista que usa do dialeto em seus shows de humor, sobretudo no espetáculo intitulado “Botando catinga”; e Luizir de Oliveira, professor universitário paulistano que há 10 anos vive no Piauí e ainda se surpreende com diferenças no uso da língua.

O documentário mostra conversas sobre o modo de falar, isso se mescla à participação de Ana Paula Diniz, que interpreta uma piauiense carregada de expressões populares, que aparece entre as participações dos entrevistados, ilustrando e exemplificando os vários usos do piauiês, o que deixa o documentário divertido e próximo de quem assiste. Expressões e termos são ‘legendados’ durante o documentário, para que todos possam entender o linguajar irreverente.

Inácio Pinheiro, um dos produtores do trabalho, contou que o documentário levou duas semanas para ficar pronto, e que a ideia inicial precisou ser moldada devido alguns piauienses serem ‘tímidos’. “A ideia, a princípio, era gravar com populares, as pessoas na rua falando naturalmente as expressões que são comuns para ela. Mas as pessoas se mostraram acanhadas e algumas não se portaram de maneira natural em frente à câmera. O mais interessante, que nos surpreende, é que a gente não percebe que fala diferente,e temos expressões que são só nossas. E explorar isso foi muito legal. Foi um trabalho de equipe e eu me orgulho muito do resultado”, disse Inácio.

A produção é de Anna Célia Santos, Raiana Albuquerque e Maria do Rosário Rodrigues. As imagens são de Jade Araújo e Inácio Pinheiro. A edição é de Inácio Pinheiro e a supervisão, de Denise Freitas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES