Erlan Bastos é vítima de fake news por sites local e nacional

Apresentador foi intimidado por notificações extrajudiciais falsas

Erlan Bastos | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O apresentador do programa Vida de Artista, da Rede Meio Norte, Erlan Bastos, está processando jornalistas, um site local e outro nacional por divulgarem fake news a seu respeito. Em matérias divulgadas, Erlan é apontado como fraudador de números do Ibope e que estaria sendo ameaçado de processo pelo instituto de pesquisa.

O apresentador conta que em janeiro recebeu uma notificação extrajudicial do Ibope porque tinha divulgado em redes sociais que o Vida de Artista era vice-líder de audiência, baseada em uma pesquisa interna. “Isso foi divulgado em redes sociais como se fosse uma pesquisa do Ibope, posteriormente. Embora não tenha entendido o porquê da notificação, rapidamente apaguei tudo”, revela.

Crédito: Raíssa Morais.

Após mais 20 dias Erlan Bastos recebeu mais uma nova notificação extrajudicial. “Nisso um cara lá de São Paulo publicou no blog Bastidores da TV, e o 180 graus, site local, republicou o mesmo documento, que acabou espalhando. Mas na última notificação que fui me ligar que foi enviado por um e-mail gmail, não algo corporativo. Achei estranho e mandei para minha advogada para que ela entrasse em contato com o Ibope, porque não havia lógica”, acrescenta.

A informação falsa foi amplamente divulgada. “Inclusive dois jornalistas do Piauí compartilharam a falsa notícia, inclusive um deles citou na televisão. Aí minha advogada falou com advogado do Ibope, e ele falou que não, que não sabia quem eu era e nem tinha assinado nada, não sabia de nada. Então descobrimos que alguém se passou pelo advogado do Ibope e que o documento era falso. O dono do site, do Bastidores da TV, publicou o documento sem qualquer checagem ou responsabilidade. Além de uma Fernanda Alves, jornalista de São Paulo, também publicou o documento falso”, aponta Bastos.

O Ibope se pronunciou e mandou um comunicado oficial falando que a notificação é falsa. “No dia 11 de março entrei com uma ação contra o Bastidores da TV, o 180 graus, Fernanda Alves e o CEO do Bastidores da TV. Os números que divulgamos eram de uma pesquisa interna que foi divulgada como do Ibope nas redes sociais. Outras pessoas pegaram e ficaram fazendo isso”, finaliza o apresentador de TV.

Veja a nota do Ibope:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES