Pedro Bial conta em videocast o maior 'furo' da sua carreira no Jornalismo

Jornalista esteve na estreia do videocast Mamilo Café e faz um apanhado de toda sua trajetória no telejornalismo

Avalie a matéria:
Pedro Bial | Reprodução/ Internet

Pedro Bial participou da estreia do videocast Mamilos Café nesta quinta-feira (23) , o apresentador relembrou sua trajetória na profissão e confessou que ingressou no curso de telejornalismo por conta da mãe, além de contar sobre as grandes coberturas que fez ao longo dos anos e ainda revelou seu maior "furo" no Jornalismo.

Em entrevista, Bial compartilhou alguns dos momentos mais marcantes de sua carreira, destacando especialmente sua cobertura do colapso da União Soviética em 1991. Bial estava no local e noticiou a resistência ao golpe de Estado, descrevendo cenas impressionantes, como velhinhas moscovitas barrando soldados e prometendo resistir. 

"Quando cheguei ao local, vi coisas absurdas, velhinhas moscovitas barrando os soldados, falando que iriam resistir. Naquela época, tinha consciência que estava vendo ali o fim do século XX", contou Bial à Juliana Wallauer, cofundadora da plataforma.

O apresentador relembrou os desafios que enfrentou na ocasião, especialmente porque o país estava fechado para o mundo exterior.

o maior furo da carreira de bial

 "Quando consegui enviar a matéria para o Jornal Nacional, recordo que minha chamada foi em frente aos tanques e eu disse: ‘Em resposta ao golpe de Gorbachev, o povo de Moscou vai às ruas, barram os tanques e resistem’. Ao chegar a informação na redação, questionaram o tom, pois nenhuma agência estava falando de resistência, mas bancaram minha narrativa. Esse foi o maior 'furo' (notícia em primeira mão) que dei na minha carreira, estava lá e vivi esse momento", relembrou o jornalista.

Bial também refletiu sobre as mudanças nos hábitos de consumo de notícias, observadas a partir das diferentes gerações de seus próprios filhos. 

"Minha filha mais velha, de 37 anos, lê todos os jornais. Já os meninos, de 26 e 22, nunca leram um jornal na vida. Para mim, é impensável começar o dia sem ler todas as notícias", destacou.

Ao longo da conversa, Bial comentou sobre o impacto dos avanços tecnológicos, como a inteligência artificial, no jornalismo. Ele enfatizou a importância de ter profissionais bem informados para explicar e orientar a sociedade, ressaltando a relevância contínua do jornalismo, independentemente das mudanças tecnológicas.

O videocast 'Mamilos Café' nasce do podcast Mamilos, apresentado por Cris Bartis e Ju Wallauer  em comemoração aos 10 anos do podcast de origem. Os episódios estarão disponíveis sempre às quintas-feiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES