Receita doa ao Iphan obra apreendida

Obra do artista plástico alemão Gerhard Richter foi apreendida pela Superintendência da Receita Federal em São Paulo.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan receberá nesta segunda, 26 de abril, da Superintendência da Receita Federal em São Paulo, a doação da obra "Claudius", de autoria do artista alemão Gerhard Richter. Apreendida pela Receita por irregularidade no processo de importação, a obra, uma tela pintada em óleo sobre linho, com cerca de três metros de altura por quatro de comprimento, foi pintada por Richter em 1986. A tela, que foi leiloada por U$ 1,8 milhão pela Christie?s, ficará guardada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - USP, no Ibirapuera, onde será analisada e passará por um processo de estabilização e conservação.

Segundo o professor de História da Arte da USP, Jens Michael Baumgarten, a obra do artista alemão é uma das mais expressivas da atualidade, podendo ser identificada como da "segunda modernidade da arte contemporânea". Nascido em 1932 em Dresden, ele estudou na Kunstakademie entre 1952 e 1957, sendo influenciado pelo realismo socialista. De 1961 a 1964, Richter estudou na Staatliche Kunstakademie, em Düsseldorf, onde envolveu-se com o expressionismo abstracto e iniciou as pinturas que fundiam a iconografia jornalística e retratos de família, com um realismo baseado na fotografia. Mais tarde, ele enveredou pelo construtivismo, evoluindo para a pintura monocromática.

A sua primeira exposição individual, intitulada "Imagens, Fotografias e Retratos de Família", foi em 1963, quando apresentou pela primeira vez o estilo fotografia-pintura. Já a sua primeira exposição retrospectiva aconteceu no Kunsthalle, em Bremen, em 1976, onde ele apresentou uma selecção de trabalhos realizados entre 1962 e 1974. Em 1988, o artista teve, por sua vez, a sua primeira exposição retrospectiva no Estados Unidos, no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, e depois em Washington e em São Francisco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES