“Silvio Santos tem duas personalidades”, diz Alberto de Nóbrega

Dono do SBT comemora 80 anos de vida neste domingo (12); artistas falam ao R7 sobre ele.

Sílvio Santos. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O menino simples do Rio de Janeiro de mente brilhante, que nasceu com dom para a comunicação, está prestes a comemorar 80 anos de idade.

Seu nome: Senor Abravanel ou, para todos os brasileiros, simplesmente Silvio Santos.

O homem que ditou regras na comunicação do país comemora neste domingo (12) oito décadas de uma trajetória que marcou a história da TV brasileira.

Como muitos cidadãos, a caminhada do "homem do baú" para cravar ?um lugar ao sol? não foi nada fácil. De camelô a empresário, ele passou por poucas e boas até conquistar um grande império e tornar-se dono de um canal de TV, construtoras, hotel, banco, linha de cosméticos, entre outros negócios.

Em conversa sobre o patrão com o R7, o também apresentador Raul Gil se emociona. Ele lembra que sua carreira cruza com a de Silvio. Ele diz que conheceu o animador em 1960. Desde então, percebeu no futuro dono do SBT um homem ?muito forte?, um exemplo de ?artista, pai e ser humano?.

- Ele é uma pessoa extraordinária. Eu, que vi o Silvio Santos começar aqui em São Paulo na Rádio Nacional, o acompanho até hoje... Fiz um programa na sede da rádio na rua das Palmeiras [na região central de São Paulo], que era um barraco. Hoje, vejo toda a potência que é o SBT.

O empresário e o artista

Ter a concessão de um canal de TV nunca foi pretensão do ?homem do baú?. Segundo o próprio Silvio chegou a declarar, ele foi ?obrigado a ser dono?, por ter levado tantas portas na cara de muitos empresários brasileiros.

A intenção inicial do apresentador, de acordo com ele, era levar adiante apenas a carreira de animador.

Como o destino lhe trouxe ainda mais uma responsabilidade, teve que aprender a lidar com os dois lados: o empresário e o artista. Apesar das novas dificuldades, Senor Abravanel conseguiu lidar muito bem com Silvio Santos, segundo o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega.

- Silvio tem duas personalidades. Ele é estranho, consegue separar o empresário do artista, não mistura. Nós, por exemplo, aqui no SBT, vemos o Silvio muito raramente. Ele chega, para o carro dele, grava e vai embora.

A poucas semanas de completar 80 anos de vida, o empresário teve de lidar com um grande problema que atingiu um dos seus negócios, o banco PanAmericano. Ele teve que pedir um empréstimo de R$ 2,5 bilhões para salvar a instituição financeira.

Ao R7, Nóbrega afirma que graças a este fato o público conheceu o caráter de Silvio Santos.

- Ele colocou [como garantia do empréstimo] tudo que ele conquistou em seus 60 anos de carreira. Pela primeira vez, um banqueiro colocou dinheiro dele para não prejudicar o povo. Se ele fosse apenas mais um, teria deixado estourar.

Também apresentadora do SBT, Cristina Rocha disse que Silvio vai tirar esta história de ?letra?. De acordo com ela, "quem nasceu para ser vencedor, será sempre um vencedor?.

Saiba curiosidades sobre Silvio Santos:

- Silvio começou a ganhar dinheiro ainda jovem, apostando em jogadores de sinuca na Lapa, bairro do centro do Rio de Janeiro

- Quando trabalhava como camelô, a fiscalização o pegou em flagrante. Os agentes ficaram impressionados com a voz de Silvio e o indicaram para fazer um teste na Rádio Guanabara

- Silvio passou em primeiro lugar em um teste para a Rádio Nacional em São Paulo

- Em 1977, sua primeira esposa, Aparecida Abravanel, morreu de câncer. Com ela, teve duas filhas: Cintia e Silvia

- Em 1978, se casou com Iris Abravanel, que era funcionária do Baú da Felicidade. Com Iris, ele teve mais quatro filhas: Daniela, Rebeca, Patrícia e Renata

- Em 1987, se afastou da TV por causa de um edema na garganta

- Em 1989 se lançou candidato à Presidência da República, mas teve a candidatura impugnada, porque o partido estava com problemas legais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES