Brasil Carinhoso irá combater Insegurança Alimentar e Nutricional

Brasil Carinhoso irá combater Insegurança Alimentar e Nutricional

Programa Brasil Carinhoso | Arquivo Internet

A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta segunda-feira (14) a ação Brasil Carinhoso, pacote do governo federal voltado à primeira infância (0-6 anos). Como parte do Plano Brasil Sem Miséria, a medida fortalece o Bolsa Família, garantindo, também, mais atenção à saúde dessas crianças. Dentre os objetivos está o combate à Insegurança Alimentar e Nutricional, que vai de encontro às três dimensões necessárias da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). São elas: a suficiência, para garantir o acesso regular e contínuo a alimentos evitando a fome e a desnutrição; a qualidade, que garante alimentos de boa qualidade, a prevenção de agravos e doenças relacionadas à má alimentação; e adequação, para prever a alimentação em concordância com os aspectos culturais, ambientais e sociais da pessoa e do território onde ela reside.

Segundo a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN), Patrícia Jaime, o maior número de crianças que vivenciam situações de Insegurança Alimentar está nas regiões Norte e Nordeste. ?Aproximadamente 35% das crianças residentes nessas regiões vivem em domicílios que apresentam algum grau de Insegurança Alimentar e Nutricional, moderada ou grave, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de 2006?, afirma Patrícia. O relatório mostra, ainda, que 43,5% das crianças brasileiras com idade entre 0 e 4 anos moravam em domicílios com algum tipo de insegurança alimentar; 17,4% moderada ou grave.

Conforme a coordenadora do CGAN, para combater a Insegurança Alimentar e Nutricional são necessárias políticas intersetoriais para toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos, com orientação à população e aumento do acesso aos serviços e às políticas de saúde, educação e desenvolvimento social.

?Por isso, o governo brasileiro apresentou hoje a política nacional da Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvida por 19 ministérios. O Brasil Carinhoso tem em seu escopo ações que passam pela prevenção de carências nutricionais específicas, como anemia, deficiência de vitamina A e o déficit de crescimento que algumas crianças brasileiras apresentam, em especial na região Norte e em alguns povos e comunidades tradicionais, como quilombolas e a população indígena, que ainda é a mais vulnerável à desnutrição?, destaca Patrícia Jaime. Segundo ela, o excesso de peso e a obesidade são os novos termos inseridos no contexto da Insegurança Alimentar e Nutricional, pois ambos estão associados à diminuição da qualidade da dieta do brasileiro.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Brasil Carinhoso irá promover o desenvolvimento saudável das crianças brasileiras. ?Nós vamos combater a anemia nutricional e distribuiremos suplementos nutricionais. Outra iniciativa importante é a distribuição gratuita, por meio do programa ?Aqui tem Farmácia Popular?, de medicamentos gratuitos para o tratamento da asma?, ressaltou o ministro no lançamento da ação.

O governo vai ampliar os recursos do Bolsa Família para garantir que todas as famílias extremamente pobres, com pelo menos um filho de até 6 anos e 11 meses de idade, tenham renda mínima superior a R$ 70 por pessoa, o que irá aumentar o acesso da população aos alimentos de boa qualidade. Com isso, a expectativa é que haja um impacto imediato de 40% na redução da miséria (considerando os valores repassados a todas as faixas etárias) e de 62% entre as crianças de 0 e 6 anos.

Mônica Plaza / Blog da Saúde



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES