Governo estuda prorrogar IPI reduzido por mais dois meses

A medida estaria em estudo pela área econômica do governo e a decisão só será tomada pelo ministro da Fazenda.

IPI reduzido | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo estuda prorrogar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para a indústria automobilística por mais dois meses. Inicialmente, o incentivo vence em 31 de agosto. Com a medida, o IPI reduzido venceria em 31 de outubro.As informações são do jornal Valor Econômico

De acordo com o jornal, a medida estaria em estudo pela área econômica do governo e a decisão só será tomada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega - que está em férias. Além disso, o anúncio só seria feito no fim de agosto, para não represar a intenção de consumo por veículos.

Ainda segundo a publicação, a renúncia fiscal seria compatível com a expectativa de receita embutida no aquecimento da economia doméstica. E a prorrogação beneficiaria a inflação, cita o jornal, lembrando que o item Transportes no IPCA tem registrado variações negativas desde maio, devido à redução de preços dos automóveis.

O jornal diz ainda que os estudos são motivados pelo interesse do governo de estimular a cadeia produtiva do setor e evitar o acúmulo de estoques de veículos. Mas os técnicos não descartam os benefícios para a inflação oficial.

A prorrogação seria até outubro porque os dois últimos meses do ano, novembro e dezembro, já têm o ritmo de vendas acelerado por causa do 13º salário mínimo, ainda de acordo com o Valor Econômico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES