Aprovada ‘janela’ e vereadores podem trocar de sigla sem perder mandato

Aprovada ‘janela’ e vereadores podem trocar de sigla sem perder mandato

Câmara | Aprovada ‘janela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a sanção ao projeto de lei que dispõe sobre a minireforma política aprovada pela Câmara dos Deputados. Mediante a pressão de partidos que integram sua base aliada, principalmente do PMDB. Dilma publicou a lei número 13.165 numa edição extraordinária do Diário Oficial.

Dilma sancionou a regra que altera a fidelidade partidária, um dos pontos mais aguardados por deputados e vereadores do todo o país. Dessa forma, os parlamentares que pretendem mudar de partidos sem risco de perder os mandatos poderão fazer a troca de sigla até março de 2016, quando será aberta a próxima janela para troca partidária. Somente na Câmara de Cuiabá, cerca de 10 vereadores pretendem mudar de partido.

Ficou definido que a mudança de partido sem risco de ter o mandato questionado na Justiça Eleitoral precisa ocorrer durante os 30 dias do 7º mês que antecede a eleição. Ou seja, os vereadores atualmente com mandato e que pretendem disputar a reeleição em outubro de 2016, poderão trocar de sigla sem problemas no mês de março. Pela nova regra, deputados estaduais e federais só poderão mudar de partido em 2018.

Entre os vetos da presidente, estão 2 pontos que permitiria o financiamento empresarial a campanhas políticas e também que previa a impressão do voto de cada eleitor nas urnas eletrônicas. Tal medida iria criar um custo adicional de R$ 1,8 bilhão à Justiça Eleitoral. Os ministérios do Planejamento e da Justiça manifestaram-se contrários e o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já se colocou contrário à medida, apontando para os altos custos da implementação.

Publicado Por: Lauro Vieira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES