Batalha do Jenipapo é tema de sessão na Câmara dos Deputados

Batalha do Jenipapo é tema de sessão na Câmara dos Deputados

prefeito Ribinha. | Eugênio Bringel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (28), às 10h, sessão solene em homenagem à Batalha do Jenipapo em Campo Maior.  O evento foi solicitado pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) e teve por objetivo divulgar o episódio da luta pela independência do Brasil que ficou fora dos livros de História por mais de um século. A sessão foi bastante prestigiada e contou com a presença do governador W.dias,  prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, deputado Aluísio Martins, vereadores Fernando Miranda e Edvaldo Lima, do ex-prefeito de Campo Maior e presidente da Fundespi, Paulo Martins, além de deputados federais. 

No ano de 2017, celebram-se os 194 anos da luta que marcou com sangue a independência do Brasil com relação aos colonizadores portugueses. A Batalha do Jenipapo foi decisiva no processo da emancipação da Colônia brasileira, que até então estava sob domínio de Portugal, mesmo após a proclamação feita em 7 de setembro de 1822.  

O enfrentamento aconteceu às margens do riacho Jenipapo, no local onde, atualmente, é o município de Campo Maior, no dia 13 de março de 1823.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES