Rastro de destruição às Vitimas da Barragem Algodões continua

Rastro de destruição às Vitimas da Barragem Algodões continua

Foto reprodução ASCOM | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de segunda-feira (26/08), a Drª Mª do Perpetuo Socorro I. de Vasconcelos será transferida para a 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba-Pi, porém, na sexta-feira (16/08), acatou requerimento do Estado do Piaui e revogou a liminar que garantia os alimentos das vitimas da Barragem Algodões I do município de Cocal-Pi.

A Barragem Algodões I rompeu em 27 de Maio de 2009 e destruiu fauna, flora e atividade pesqueira do vale do Rio Pirangi à jusante da Barragem Algodões I num raio de aproximadamente 100 quilômetros e deixou em miséria extrema mais de 1000 famílias dos municípios de Cocal e Buriti dos Lopes. Ocorreram no momento do rompimento 9 mortes e por consequência das sequelas, dias depois morreram mais seis pessoas, totalizando 15 mortes.

O Governador do Estado do Piaui, à época Wellington Dias, sobrevoando a área atingida declarou "O que vi foi assustador. Na verdade, foi uma lamina de água de 20 metros de altura, equivalente a um prédio de três andares. Vi geladeira em cima de arvores, casa que foram reviradas, telhados para baixo e paredes para cima. Um rastro de destruição. Animais, cavalos, galinhas, todos mortos. Vi uma vegetação de carnaúba totalmente deitada no chão. Uma cena terrível." E enfatizou: "Nada faltará as famílias, o que precisarem terão."

Mas agora, nos termos da liminar, a partir de setembro de 2013 não mais terão alimento no prato porque a decisão judicial retirou o beneficio. As vitimas estão novamente desnorteadas, sem rumo. Afinal, a própria justiça que havia reconhecido o Estado do Piaui como o responsável pela tamanha tragedia que destruiu o patrimônio financeiro, tira, subitamente, os alimentos destas famílias, constituídas na maioria de idosos e crianças de pouca idade. A fome bate a porta de Cocal novamente e de maneira inusitada porque a SASC- (Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piaui) informou, por oficio, relatando que a responsabilidade das famílias vitimizadas pela barragem é da Prefeitura.

Com esta decisão de tirar os alimentos das vitimas da Barragem Algodões I ocorre o efeito cascata porque o comercio ficará enfraquecido e a população mais pobre.

Diante da situação calamitosa, na manhã deste sábado (24/08), a Associação da Vitimas da Barragem- AVABA sob a presidência do Prof. Corcino Medeiros dos Santos com a presença de aproximadamente 500 vitimas da tamanha tragedia, decidiram em Assembleia Geral que irá recorrer da decisão. O advogado da AVABA, Antonio Carlos Galli, chegou à Teresina-Pi na ultima terça-feira (20/08), também presente a reunião, tomará todas as providencias para manter os alimentos às Vitimas da Barragem Algodões I. Disse o prof. Corcino " A luta é contínua e diária, não iremos nos abater." E esclareceu finalizando "Somos fortes porque estamos unidos." A Assembleia foi aplaudida diversas vezes. O presidente do Sindicato Rural, Raimundo Nonato Fontenele Cardoso- Nonatinho do Sindicato, manifestou dando apoio incondicional às vitimas e colocando à disposição para que a problemática seja solucionada com a máxima urgência, porque é uma preocupação de toda a população de Coca-Pi.

Att: Assessoria de Comunicação da AVABA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES