Acidentados ocupam 70% dos leitos do HUT

Acidentados ocupam 70% dos leitos do HUT

Não é de hoje que autoridades de saúde estão discutindo a situação deficiente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Pacientes de todas as regiões do Piauí e parte do Maranhão são encaminhados para o hospital e por causa da grande demanda pacientes são atendidos nos corredores e recebem o mínimo da assistência médica necessária.

Dados divulgados pela Direção do HTU revelam que no período de janeiro a agosto deste ano mais de 10 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito foram internadas no hospital. O que representa uma média de 42 acidentados por dia. ?Nessa situação em que nos encontramos é impossível oferecer um atendimento digno. Isso sem falar que o tratamento dessas pessoas gera ônus bastante elevado para a saúde pública? ? diz Dra. Teresa Emília Melo (Dir. Interina do HUT)

Preocupados com a superlotação do hospital, vereadores elaboraram um documento contendo alternativas que possam desafogar o grande fluxo de internações por acidentes de trânsito no HUT. Entre algumas medidas está a reimplantação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) extinto pelo Governador Wellington Dias em 2008, quando a reforma do Código de Trânsito Brasileiro estabelecia a municipalização do Transito para as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Com o retorno do BPTRAN os 450 policiais militares que foram retirados das ruas, voltam a somar esforços na fiscalização do trânsito, e assim reduzir o alto índice de imprudências e de infrações no Piauí. ?Vamos considerar que o motorista habilitado conhece as regras do trânsito, queremos acreditar que a partir de um trabalho de fiscalização mais intenso, haverá redução considerável nos índices de acidentes de Trânsito? ? reforça Mário Andretty (assessor jurídico STRANS).

Uma situação de falência! É assim que a promotora de justiça, Clotilde Carvalho define o caos do atendimento de saúde pública no HUT. ?Faltam leitos e faltam médicos. Faltam até medicamentos de primeiros socorros. A solução do problema está nas mãos do prefeito de Teresina El mano Férrer e do governador Wilson Martins? ? relata a promotora.

Texto:Eugênia Reis

jornalista

Fonte: meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES