Equipe de controle da “raiva” esteve em Elesbão Veloso

Equipe de controle da “raiva” esteve em Elesbão Veloso

Atendendo a solicitação feita pela ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) em Elesbão Veloso, a equipe de Controle da Raiva de Herbívoros esteve no município durante a semana à procura de animais transmissores da raiva, em especial o morcego Hematófago, mais conhecido como morcego vampiro. De acordo com o médico veterinário Wellington Luis e o técnico em agropecuária Joabe Neves o morcego vampiro transmite raiva tanto para outros animais quanto para seres humanos. Esses morcegos são encontrados em poços desativados, bueiros e grutas e é muito importante proteger os animais e principalmente, que o homem evite entrar nesses locais, afirmou Wellington Luis.

A região visitada pela equipe no município foi o Tabuleiro Comprido (Paraná). Foram apreendidos 4 morcegos vampiros e apenas um será levado para análise laboratorial, nos outros morcegos é aplicado uma pasta anticoagulante conhecida como pasta vampiricida, posteriormente, eles são soltos no mesmo local e devido ao hábito de lamberem uns aos outros para se higienizar, todos os morcegos da mesma região têm contato com a pasta vampiricida, causando o extermínio dos animais.

Nós que fazemos a ADAPI em Elesbão Veloso estamos atentos a estas questões. É muito importante que a população também fique atenta, pois se aparecer em sua região animais mortos com suspeita de raiva, entre em contato imediatamente com o escritório local da ADAPI ou com a USAV (Unidade de Saúde Animal e Vegetal), afirmou Cícero Barreto.

Morcego encontrado no município



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES