Floriano conquista prêmios no 1⁰ prêmio “Band Cidades Excelentes“

Floriano conquista dois primeiros lugares e dois segundos no 1º prêmio “Band Cidades Excelentes“

Band | Band
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Município de Floriano está no pódio em quatro categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, uma iniciativa que visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.568 municípios brasileiros.

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que utiliza conceitos de big data e reúne informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país.  A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.

Todas as cidades brasileiras foram pré-inscritas automaticamente na premiação e foram agrupadas em três categorias de acordo com o porte da população local: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

Na etapa estadual, Floriano foi destaque em quatro pilares na categoria cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes.

No pilar Eficiência Fiscal e Transparência Floriano está em 1º lugar, tendo São Raimundo Nonato como 2ª colocada e Oeiras como a 3ª. Este pilar avaliou questões como a porcentagem de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capta, Resultado Fiscal, Índice de Transparência, aderência ao Plano de Contas.

No pilar Saúde e Bem-Estar, novamente Floriano ficou no topo, em 1º lugar, seguida de Picos em 2º lugar e São Raimundo Nonato em 3º. No pilar foram avaliados: cobertura Estratégica Saúde da Família, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares por mil habitantes, número de profissionais da saúde por mil habitantes, proporção de internações sensíveis a atenção básica- ISAB, taxa de mortalidade infantil por mil habitantes, casos por Covid-19 por 100 mil habitantes e mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes.

No pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, Floriano terminou em 2º lugar, com Picos em 1º e São Raimundo Nonato em 3º. Neste pilar foram avaliados: PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio, pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior, percentagem de pobres na população, renda domiciliar per capita, % da população economicamente ativa empregadas, taxa de homicídios, taxa de homicídios por arma de fogo, Taxa de mortes no Trânsito.

No pilar Cidades Excelentes 2021, Floriano também ficou em 2º, atrás apenas do município de Oeiras e à frente de Picos, terceira colocada.

Os bons resultados são o reflexo do bom alcance de Floriano, no IGMA no Piauí. Na última pontuação Floriano é a primeira entre as cinco maiores cidades do estado, com índice de 53,65, à frente de Teresina (50,01), Picos (49,34), Piripiri (45,52) e Parnaiba (44,05).

“É o resultado de uma gestão eficiente, equilibrada e que executa excelentes projetos em todas as áreas, números que reproduzem uma realidade vivida no dia a dia pelo florianense”, disse Joel Rodrigues, prefeito de Floriano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES