Parceria técnica entre SMS e HTN quer ampliar atendimento bucal

a pessoas com necessidades especiais

Secom | Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reunião nesta segunda-feira (24) entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Tibério Nunes, firmou uma parceria técnica para a ampliação do tratamento bucal de pessoas com necessidades especiais severas. Por apresentarem risco elevado para as doenças bucais quando apresentam dificuldade na higienização local, na mastigação, e fazem uso de dieta pastosa e/ou rica em carboidrato, esse grupo necessita de atenção redobrada.

O Secretário de Saúde, James Rodrigues, informou aos representantes do Hospital Tibério Nunes que foi aberto edital para contratação de profissionais com experiência nestas áreas, mas que não surgiram interessados. “Infelizmente é uma modalidade muito difícil de se encontrar. Nossa ideia é ampliar o atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas, e com essa parceria com o HTN podermos continuar ofertando o serviço dispondo do ambiente hospitalar que nos dá maior garantia de suporte ao paciente”, explicou.

A assistência odontológica a este grupo populacional pode envolver dificuldades considerando as limitações apresentadas por elas ou relacionadas aos profissionais das equipes de saúde bucal, o que pode culminar em atendimento odontológico sob o uso de anestesia geral ou sedação em ambiente hospitalar. 

Como as indicações para o tratamento odontológico sob sedação e/ou anestesia geral envolvem riscos, há situações especificas quando estes procedimentos são realizados:

1. Tratamento de pacientes excepcionais com severas restrições físicas e mentais; 

2. Problemas graves de distúrbios de conduta ou pacientes com desordens psiquiátricas (distúrbios emocionais ou psicológicos);

3. Procedimentos cirúrgicos em crianças muito novas onde há necessidade de tratamento extenso; 

4. Necessidades de tratamento acumuladas em pacientes portadores de doenças sistêmicas;

5. Pacientes com intolerância aos anestésicos locais;

6. Necessidade de tratamento acumuladas em pacientes que residem em áreas afastadas, onde não há recursos para a realização do tratamento odontológico ou com problemas de transporte;

7. Crianças rebeldes para as quais não foi possível o tratamento, mesmo com o auxílio de pré-medicação e anestesia local;

8. Pacientes hemofílicos ou portadores de outros transtornos de hemostasia, e nos quais a anestesia local deve ser evitada, pois há o risco de provocar hemorragia nos espaços faríngeos laterais, onde é difícil aplicar medidas de controle.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES