Começa nova fase de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Começa nova fase de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Começou neste último sábado dia (13) de agosto de 2011, mais uma fase de vacinação contra paralisia infantil e contra o sarampo. A vacina contra paralisia infantil é voltada para crianças que tenham de zero a quatro anos de idade. A vacinação infantil contra o Sarampo é voltada a crianças menores de sete anos.

Em Inhuma, os atendimentos aconteceram na Praça Monsenhor Lopes, nos Postos do Sossego e Morro. A Campanha teve início no dia 13 de agosto, e se prolongará até o dia 16 de setembro de 2011.

Poliomielite

A Poliomielite ou ?paralisia infantil? é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema único de Saúde (SUS).

Sarampo

O Sarampo é uma doença viral, e é um a infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbilivírus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarréia grave, infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através da vacinação

Leve seu filho ao posto de Vacinação mais próximo!

Fotos: Juerismar Rodrigues



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES