Itainópolis recebe oficialmente a certificação do Selo UNICEF

Itainópolis recebe oficialmente a certificação do Selo UNICEF

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entregou oficialmente nesta segunda-feira, dia 18/12, a certificação do Selo UNICEF – Itainópolis, Município Aprovado, Edição 2013-2016, em solenidade especial ocorrida no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em Teresina, durante o 1º ciclo de capacitações para edição do Selo UNICEF, 2017-2020.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF, que busca estimular os municípios a implementarem políticas públicas para redução das desigualdades e, garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e Adolescentes, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF, por seus avanços em favor da infância e adolescência.

Ressalta-se que o município de Itainópolis não constava na relação dos municípios aprovados na última edição 2013/2016, que foi entregue em dezembro de 2016. Segundo o prefeito Paulo Lopes, houve a necessidade de pedir a reconsideração do resultado ao UNICEF, tendo em vista que o município havia cumprindo todas as fases exigidas para ser aprovado.

Disse o Prefeito Paulo Lopes que a equipe municipal investigou o motivo do não reconhecimento de Itainópolis pelo UNICEF, em dezembro de 2016, sobretudo porque haviam provas suficientes de que as ações haviam sido desenvolvidas e que mereciam esse reconhecimento, daí resolvemos recorrer, tendo o UNICEF reconsiderado e reconheceu Itainópolis como município aprovado.  

O prefeito Paulo Lopes, destacou ainda a importância do Selo para o município e, da gratificação pelo UNICEF ter aceitado as reivindicações do município, resultado de quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e adolescentes de Itainópolis.

Ressaltou o Prefeito Paulo Lopes, agradecendo a articuladora Fátima e a toda equipe da assistência social, educação e saúde pelo trabalho, esforço e dedicação na conquista do Selo UNICEF. Concluiu dizendo que a conquista do selo pelo município de Itainópolis é o reconhecimento internacional de que de fato o nosso município está se desenvolvendo e avançando na direção da redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. Que o objetivo da gestão é melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas, e que estava feliz com a conquista do Selo UNICEF, porque isto significa dizer que a gestão está agindo bem, tentando diminuir as desigualdades sociais, percorrendo o caminho certo e, que essa conquista não envaidece mas, aumenta mais ainda a responsabilidade da gestão, especialmente porque seremos comparados com nós mesmo, vamos ter que evoluir mais ainda para o bem da sociedade, transformando a vida de crianças e adolescentes.

O Prefeito Paulo Lopes foi pessoalmente a cerimônia para receber o certificado e o troféu do Selo UNICEF, acompanhado de Fátima, articuladora municipal do Selo  UNICEF, Vanessa, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA e Agda Lettycya, mobilizadora do Selo  UNICEF.

A cerimônia foi conduzida por Rui Aguiar, Coordenador do Selo UNICEF no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte; Amélia Prudente, Secretária Executiva da APDMCE, Lana Fonseca, Consultora atual para a edição do Selo UNICEF, 2017/2020.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES