BR 316 parou por 3 horas na manhã de ontem com lançamento da Campanha

BR 316 parou por 3 horas na manhã de ontem com lançamento da Campanha

Manifestação na BR 316 | J.Arilson
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na manhã de ontem na BR 316 - Estaca Zero o Lançamento da Campanha em Defesa das Terras, Águas e dos Povos do Piauí. A BR 316 é o corredor do agronegócio Piauiense e a principal ligação do sul a Capital. A paralisação iniciou às 5:00h da manhã e parou às 8:00h causando um congestionamento de quase 60Km de um lado e outro. A Campanha está sendo abraçada pelas entidades que fazem a sociedade civil do estado.

VEJAM FOTOS!

Carta Denúncia

O Estado do Piauí está sendo intensamente agredido e/ou ameaçado no seu meio físico-estrutural e socioambiental pela implantação de grandes projetos de iniciativa pública e privada, que degradam o meio ambiente e violam direitos humanos e modos de vida locais com extensas retiradas de vegetação nativa e substituição por monoculturas de eucalipto para a produção de carvão e celulose, monocultura de cana-de-açúcar e soja, escavações para exploração de minérios (ferro, níquel, opala, diamante, calcário, mármore), implantação de ferrovia, ou inundação de áreas pela construção de cinco novas barragens no rio Parnaíba e três no rio Poti para a produção de energia elétrica.

Os projetos são de ordem privada e estatal. Os estatais são projetos de infra-estrutura ? estradas, ferrovias, a transnordestina, e hidrelétricas ? como base para os projetos privados.

As populações atingidas são tratadas sob alegação do império da supremacia do interesse público, restando-lhes retirar-se sob ?recompensas? com baixas indenizações ou promessa de indenização futura.

Diante desse quadro, populações atingidas, o Movimento Quilombola e parte da comunidade acadêmica ? docente e discente denunciam:

A ação criminosa do governo piauiense que vende suas terras, licencia grandes projetos que violam direitos das populações e degrada o meio ambiente;

A ação criminosa do governo federal que financia a degradação ambiental e violação de direitos humanos sob o rótulo de ?aceleração do crescimento?;

A omissão de instituições de controle social e fiscalização que não fiscalizam e se fiscalizam não atuam para proteger o meio ambiente e as populações;

A colaboração do poder judiciário no ataque ao direito das populações ao anuir com as baixas indenizações em forma de decisões judiciais.

E conclama a população piauiense, brasileira e internacional para engrossar a luta em defesa das terras, das águas e do povo piauiense, maranhense, cearense, de todos os Estados brasileiros, mundial, planetário.

E os movimentos sociais avisaram,"hoje foi só o lançamento da Campanha" se não existir um diálogo com o Governo iremos ocupar orgãos e outros locais até que nos escutem"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES