Município de Monsenhor Gil volta a integrar o Mapa do Turismo Brasil

Município de Monsenhor Gil volta a integrar o Mapa do Turismo Brasil, graças as boas iniciativas da gestão do prefeito João Luiz e da sociedade local

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Município de Monsenhor Gil volta a integrar o Mapa do Turismo Brasil

O município de Monsenhor Gil Piauí, localizado a 56km, sentido sul do Estado, pertencente a categorização "Polo Teresina", voltou a fazer parte do "Mapa do Turismo Brasileiro, devido ações formentadas pela Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com amparo no Conselho Municipal de Turismo. 

Acredito que a combinação de gestão pública com as iniciativas da sociedade organizada, contribuíram para esta inclusão. "Temos um bom sinal de internet, com algumas operadas disponíveis, estradas vicinais em boa qualidade de trafegabilidade, números de leitos na rede hoteleira satisfatória, linhas de ônibus, vans e outros meios de transportes com excelente regularidade, também ônibus de Turismo. Outro ponto positivo é o complexo religioso, que incluiu Casa Paroquial secular, igreja matriz, Morro do Cruzeiro, entre outros pontos que atraem o Turismo local e visitantes. E ainda; pontos turísticos de fácil acesso, alguns na área urbana do município, regularidade na limpeza pública e realização periódica de grandes eventos, como: Carnaval, Corso (pré carnaval), eventos religiosos e esportivos e a tradicional Semana Cultural de Monsenhor Gil, que chega a reunir um público por noite de mais de 30 mil pessoas, em sua boa parte, turistas. 

Segundo as normas do Ministério do Turismo, Monsenhor Gil preencheu os requisitos exigidos para voltar a figurar no mapa, segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, jornalista Miro Silva.

MAPA DO TURISMO - O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de 05 (cinco) variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ressalta a importância da atualização da ferramenta que permite ampliar a potencialidade do turismo em todo o território brasileiro. “O Mapa do Turismo orienta a atuação do Ministério, incluindo o direcionamento de recursos, e contribui para impulsionar o desenvolvimento do turismo local. Por isso, gestores, fiquem atentos ao prazo e nos ajudem a fortalecer essa política pública essencial para o Turismo”, destacou a ministra.

participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.

Além disso, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação, responsável por sua gestão.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, este cadastramento terá sua validade por 01 (um) ano.

A plataforma desenvolvida pelo Ministério do Turismo está disponível a qualquer tempo, durante todo o ano para o cadastro de novos destinos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES