Festival de Cultura de Oeiras reafirma sucesso em sua décima edição

Festival de Cultura de Oeiras reafirma sucesso em sua décima edição

Evento acontece tradicionalmente no mês de novembro e leva milhares de pessoas à cidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com múltiplas linguagens artísticas, foi realizado com sucesso na cidade de Oeiras a décima edição do Festival de Cultura, que este ano homenageou o professor e fotografo Gerado Helcias.  O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro e levou à Praça de Eventos um público bastante expressivo.

Com uma vasta programação, o festival contou com shows de renomados músicos nacionais, como Geraldo Azevedo, que se apresentou na noite de sexta-feira (13) e Vander Lee, que subiu ao palco no sábado (14). Além dessas atrações, o evento contou também com atrações regionais e locais, como as bandas oeirenses Ciclo 5 e Gibão de Griff.

 Outra linguagem exposta no Festival de Cultura deste ano foi a dança, com a apresentação do grupo Duo de Dança (Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento). Durante os dois dias de evento ocorreram também lançamentos de livros e outras apresentações culturais.

Dentro da programação cultural foi disponibilizada a Oficina "A Fotografia como Fonte Documental - Conservação e Preservação de Acervos Fotográficos", que foi ministrada pela professora Marli Marcondes, doutoranda em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é especialista em conservação de acervos fotográficos do Centro de Memória – Unicamp - (IPHAN). Em parceria com a Universidade Estadual do Piauí – UESPI, várias atividades foram desenvolvidas, dando ainda mais qualidade ao evento.

Durante o X Festival de Cultura foram disponibilizadas três exposições fotográficas. A primeira delas foi “Uma vida em retratos” (Ano Cultural Prof. Gerardo Helcias – in memoriam), que na ocasião de sua reabertura teve a apresentação de solo instrumental com Maurício Damasceno no Museu de Arte Sacra – MAS. A outra exposição aberta ao público foi “Olhares da Fé”, que expôs imagens da religiosidade oeirense durante a Semana Santa. O espaço foi organizado por professores e alunos do IFPI/Oeiras e está ainda à disposição do público na parte térrea do Museu de Artes Sacras. A terceira exposição, "Lendas Piauienses", ficou aberta à visitação no Solar das 12 Janelas durante todo o evento.

Para o Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, a realização desse evento reafirma a importância cultural do município, potencializando suas manifestações artísticas e culturais. Segundo ele, o Festival de Cultura é a culminância de todas a atividades culturais realizadas durante o ano.

“Em parceria com entidades produtoras de cultura e ligadas a movimentos de preservação da história e memória da cidade, a prefeitura realizou um grande evento. Ficamos felizes por contribuir diretamente para a manutenção das nossas tradições e nossa vocação para a cultura. Oeiras e nosso povo está de parabéns”, pontuou Lukano Sá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES