Historiadora lança livro e documentário sobre manifestações culturais de Oeiras

Historiadora lança livro e documentário sobre manifestações culturais de Oeiras

Professora Áurea Pinheiro lança filme no CEMTI | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As manifestações típicas da religiosidade oeirense? Os Congos , Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos ? estão no livro e no documentário Celebrações que foram lançados em Oeiras no Centro de Ensino Médio em Tempo Integral de Oeiras.

O lançamento do livro Celebrações e do documentário etnográfico Congos: ritmo e devoção, que fazem parte do projeto de pesquisa Nas trilhas da história. O projeto, que tem o apoio do Governo do Estado, é uma realização do Monumenta/Iphan do Ministério da Cultura, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Unesco, sob a coordenação das pesquisadoras Áurea Pinheiro, Cássia Moura e Verônica Ribeiro, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que integram o grupo de pesquisa Memória.

Iniciada em 2007, a pesquisa estudou o patrimônio de natureza imaterial do Piauí e elegeu manifestações típicas da religiosidade piauiense: os Congos, a Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos. A líder do grupo, professora Áurea Pinheiro, informou que o livro e o documentário serão distribuídos em centros culturais, escolas, bibliotecas e universidades públicas do Piauí e Estados do Norte e Nordeste, além de embaixadas.

De acordo com Áurea Pinheiro, a intenção é permitir que a sociedade conheça, reconheça e divulgue manifestações culturais brasileiras a partir do lugar onde se vive, valorizando a identidade. ?Sabemos da necessidade de preservar saberes, experiências e práticas tradicionais, que divulguem e estimulem o fortalecimento de identidades culturais e permitam a melhoria das condições de vida?, lembra a pesquisadora.

Ao longo de 2009, a equipe de pesquisadores continuará o trabalho de aproximação com comunidade, sobretudo, com alunos e professores do ensino fundamental de Oeiras e entorno, por meio de oficinas de educação patrimonial. Os pesquisadores defendem que elaborar material didático, como livros paradidáticos e vídeos educativos sobre o Piauí e suas histórias fortalecem o reconhecimento da diversidade cultural brasileira e piauiense em particular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES