Oeiras é a quarta cidade do Piauí em casos de AIDS

Oeiras é a quarta cidade do Piauí em casos de AIDS

Oeiras é a quarta cidade do Piauí em casos de AIDS | Rogério Silva

O levantamento feito junto ao Ministério da Saúde sobre os casos de pessoas infectadas com o vírus HIV revelou que a cidade de Oeiras possui um elevado número de pessoas portadoras da síndrome da imuno deficiência adquirida - AIDS.

De acordo com dados do ministério da Saúde, o município de Oeiras tem um dos maiores índices de pessoas infectadas com o vírus HIV em todo o estado. No Piauí, a cidade de Oeiras ocupa a quarta colocação em número de pessoas que contraíram a doença, ficando atrás apenas de Teresina, Campo Maior e Parnaíba.

O número total de pessoas com AIDS em Oeiras chegou a 56. Nestes, a maioria são do sexo masculino. A estatística do ministério mostra que já foram contaminados 33 homens e 22 mulheres com o vírus. Esse número é referente a todos os casos que foram registrados da cidade desde a criação do sistema nacional de notificação feito pelo Ministério da Saúde que iniciou em 1986.

Segundo o Coordenado Municipal do núcleo DST / AIDS,enfermeiro, Reinaldo Ferreira da Silva, a secretaria municipal de saúde de Oeiras vem fazendo um trabalho de prevenção através de campanhas educativas em escolas e nas unidades básicas de saúde. ?Desde o carnaval do ano passado fizemos uma grande mobilização no sentido de orientar as pessoas, foram realizadas palestras educativas em toda a rede de educação pública e particular de ensino num total de mais de 1.500 alunos participando?, lembrou.

O coordenador falou que o trabalho de prevenção sobre o HIV/HAIDS é constante em Oeiras. ?Em eventos como carnaval e o Oeiras Folia, sempre é colocado estandes de distribuição de preservativos e orientação. Esse trabalho é realizado também nas casas de prostituição, com orientação, coleta de material de sorologia para exames de HIV, hepatite e prevenção de câncer de colo de útero. Ainda no ano passado, no dia primeiro de dezembro, dia mundial da prevenção contra a AIDS fizemos um evento no centro da cidade com distribuição de preservativos e palestra com o Infectologista Dr. Jose Alberto Torres?, explicou.

Reinaldo Ferreira enfatiza que a Secretaria vem trabalhando principalmente na orientação das pessoas. ?Orientamos para que as pessoas possam se prevenir, infelizmente, não podemos obrigar as pessoas a usar o preservativo, mas o disponibilizamos em todas as unidades de saúde do município para que a população tenha total acesso?, finalizou

Fonte: Jornal Integração



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES