Professores e coordenadores de Oeiras participam de formação do Programa Brasil Alfabetizado

Professores e coordenadores de Oeiras participam de formação do Programa Brasil Alfabetizado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretária Municipal de Educação (SEMED), está realizando a formação inicial do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O evento que tem como público alvo professores e coordenadores, que farão parte do projeto no município, está sendo ministrado no auditório da SEMED, entre os dias 23 e 25, das 8h às 18h.

O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de contribuir para a universalização do Ensino Fundamental, promovendo apoio e ações de alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. Segundo a gestora local do PBA, Edirlane de Moura Rocha, a procura foi bem significativa esse ano. Ainda de acordo com Edirlane de Moura Rocha, foram realizadas aproximadamente 450 matriculados, sendo possível a formação de 42 duas turmas no total, 17 na zona urbana e 25 na zona rural.

“Com este programa nós da Secretaria Municipal de Educação buscamos consolidar um conjunto de práticas educativas através da formação inicial de alfabetizadores e coordenadores de turmas, desejando assim, superar a tríade: analfabetismo, pobreza e exclusão, que impacta o nosso país e consequentemente o nosso município”, destacou a gestora.

O evento foi organizado em seis momentos especifico, onde serão ministradas cinco oficinas e por fim, será realizado o planejamento das ações para serem desenvolvidas nas salas de aula. A realização deste encontro fomenta  a capacitação dos alfabetizadores e coordenadores de turmas, para que possam desenvolver um trabalho eficaz durante os oito meses do Programa.

 

Veja a programação:

Segunda-feira (23):

Manhã: Resolução Nº 2 de 1º de junho de 2011 Sobre a educação de Jovens de Adultos no Brasil, além de suas concepções metodológicas. Ministrada Pela professora Remédios Santos.

Tarde: Processo sócio-histórico-cultural de Humanização, cidadania e o mundo do trabalho, segundo as concepções de Paulo Freire – Vygotsky. Ministrada pela Professora Zenailde Dantas.

 

Terça-feira (24):

Manhã: Aprendizagem da matemática na alfabetização de jovens, adultos e idosos; importância da matemática e matemática no cotidiano; função social da leitura e da escrita matemática. Ministrada Pela professora Sandra Salvador.

Tarde: metodologia de formação de leitores e mediadores de leitura, práticas sociais da leitura: construção da linguagem oral e escrita na alfabetização de jovens, adultos e idosos. Ministrada pela professora Bemária.

 

Quarta-feira (25):

Manhã: Como os alfabetizadores e alfabetizandos ensinam e aprendem; registros e avaliações de aprendizagem: mudança na vida dos sujeitos após o processo de alfabetização. Ministrado pela professora Edirlane de Moura Rocha.

Tarde: Planejamento, avaliação e informações gerais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES