Defesa Civil solicita recursos federais na crise da falta d'água

Defesa Civil solicita recursos federais na crise da falta d'água

Defesa Civil solicita recursos federais na crise da falta d"água | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma população de aproximadamente 37.500 pessoas afetadas diretamente pela crise hídrica que assola o município de Pedro II, no qual foi reconhecido situação de emergência pela escassez de chuvas/seca, na data de 29 de maio de 2017, a Coordenadoria local de Defesa Civil encaminhou formulário de solicitação de recursos federais em razão dessa estiagem.

A solicitação visa o fornecimento de água potável, provisoriamente, por meio de caminhão pipa e perfuração de poços tubulares para atendimento à zona urbana e rural de Pedro II, incluindo-se a limpeza e desassoreamento do Açude Joana. Para isto, foi requerido ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC, 5 caminhões pipa para atendimento da zona urbana para abastecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) e 10 caminhões pipa para atendimento da zona rural, em diversas localidades, trazendo água do Açude Caldeirão.

Além disso, foi solicitada a perfuração de poços tubulares na zona urbana e Pedro II, 5 na região da Santana e 5 no entorno do Açude Joana, bem como foi pedido desassoreamento do Açude Joana com limpeza das margens. Essas medidas têm um prazo de 180 dias para ocorrer e totalizam uma solicitação no valor total de R$ 2.560.000,00 (dois milhões quinhentos e sessenta mil reais).

O termo de compromisso e ofícios direcionados a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Piauí, na pessoa do secretário estadual Hélio Isaías também já foram encaminhados e assinados pelo prefeito municipal Alvimar Oliveira de Andrade e pelo Coordenador de Defesa Civil do município de Pedro II, Marcelo Benigno Braga, bem como foi anexada a listagem das quase 90 comunidades (89 da zona rural, mais a zona urbana), computando 1.906 imóveis e 4.084 habitantes da zona rural que não contam com abastecimento de água na atual situação crítica expressada por estes documentos e verificações no local.

(por João Paulo Santos Mourão - SEMCOM Pedro II).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES