Implantação de novas ESFs recebe aprovação da população

Implantação de novas ESFs recebe aprovação da população

Implantação de novas ESFs recebe aprovação da população | Beto Barros

A ampliação do número de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) pela Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa a surtir efeitos bastante positivos.

Nesse mês de agosto foram implantadas mais duas ESFs, sendo uma no bairro Areia Branca, que também atenderá as famílias do bairro São Francisco, e outra no bairro Santo Antonio. Agora, o número de ESFs funcionando no município já chega a 15 no total. 

Cada equipe multiprofissional é composta por um médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. 

Com essas medidas, os atendimentos de Atenção Básica estão sendo feitos todos nos bairros e comunidades, minimizando esse tipo de atendimento nos hospitais da cidade.

De acordo com a enfermeira Samara Araujo Carvalho, que gerencia a ESF do bairro Santo Antonio, todos os programas de Atenção Básica serão oferecidos aos moradores do bairro. "Aqui estamos atendendo desde os bebês e gestantes até as pessoas idosas, com a vacinação, o pré-natal e o Hiperdia, por exemplo", explicou.

A enfermeira ressaltou que os moradores da comunidade tinham dificuldades para se deslocar a outros bairros para serem atendidos. "Os pacientes tinham dificuldades para se locomover até a ESF mais próxima, agora, com a implantação dessa ESF aqui no bairro ficou tudo mais fácil, inclusive, para os agentes comunitários de saúde que acompanham as famílias", disse.

Cada agente comunitário de saúde, no total de 5 lotados nessa ESF, acompanha 120 famílias cadastradas, perfazendo um total de 600 famílias beneficiadas.

Para a senhora Maria do Rosário Mendes Sousa, moradora do bairro, a instalação da ESF na comunidade atendeu a um sonho antigo. "Era muito difícil pra todos nós, principalmente para quem tem criança e idosos pra cuidar. Aqui a gente recebe o atendimento, o remédio e eles encaminham para outros médicos se for preciso. Foi a melhor coisa que fizeram", disse.

A ESF do bairro Santo Antonio foi instalada graças a um esforço  conjunto da administração municipal e a Fundação Santa Ângela, coordenada pela Irmã Celina Paraíso.

Além das ESFs nos bairros e comunidades, a SMS mantém o Programa Melhor em Casa, que atende pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos e pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta.

Ao todo, o município mantém atualmente 32 médicos incluindo os profissionais que atendem no Hospital Josefina Getirana, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Programa Melhor em Casa e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES