Milton Brandão: Inaugura Centro de Atendimento a Covid-19 com vacinação para 29 funcionários da saúde

A primeira a receber a vacina foi a Técnica de Enfermagem de nome Antônia (Comadre)

Inauguração Centro da Covid-19 | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Milton Brandão, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã de quarta-feira (20), o Centro de Atendimento a Covid-19, localizado na AV: Novo Retiro – centro.

O espaço é destinado as pessoas com sintomas gripais ou que estejam apresentando a síndrome do Corona Vírus. O local estará disponível a população de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde. Um enfermeiro e um técnico de enfermagem farão os atendimentos, com a realização dos procedimentos recomendados, aferição de temperatura, testes rápidos por meio da coleta de sangue ou do swab. Em caso de testar positivo a pessoa receberá todo acompanhamento, orientações e o kit de medicamentos usados no tratamento da doença.  

A Enfermeira Ana Cláudia Resende, falou da importância do local que dará a população melhor assistência no atendimento. Segundo Ana Cláudia, o Centro de Atendimento a Covid-19, deveria ter sido implantado em Milton Brandão, no início da pandemia, quando o Governo Federal disponibilizou recurso para que os municípios implantassem o local de referência no atendimento a doença, o que não aconteceu. Porém o município foi prejudicado deixando de receber mensal R$ 60 Mil reais, destinado a realização do trabalho educativo, preventivo e curativo da doença. A implantação do local e sua estruturação para o atendimento das pessoas está sendo usado recurso próprio. A mesma afirmou que as informações dos atendimentos e acompanhamentos realizados nas pessoas com suspeitas ou confirmação clínica da Covid-19 na gestão passada, não foram encontradas. A partir de hoje o trabalho será realizado da forma correta, com todas as informações conforme as recomendações do Ministério da Saúde, para que o município futuramente receba esse incentivo do Governo Federal, pela realização do trabalho aqui no Centro da Covid-19.

Ana Cláudia, também enfatizou que a implantação do Centro de Atendimento a Covid-19 foi coroada com o início da vacinação ao público alvo de 34%, o que corresponde a 29 doses da vacina Coronovac, para as pessoas que trabalham na saúde. A primeira a ser vacinada foi a técnica de enfermagem de nome Antônia, mas conhecida como “Comadre”, por ser uma referência na saúde do município de Milton Brandão, sendo uma das pioneiras a exercer a função na área da enfermagem. “Para mim é um dia marcante, pela implantação do Centro de Atendimento a Covid-19 aqui em nosso município, que eu considero de extrema importância por oferecer uma melhor atenção as pessoas que possam se infectar com a doença. E para reforçar esse momento, tivemos a vacinação contra o Novo Corona Vírus, de 29 dos nossos profissionais de saúde. Em breve esperamos vacinar todos os profissionais, assim como a população em massa contra esse vírus. Agradeço ao meu pai, Prefeito Evangelista Resende, por disponibilizar esse espaço para as pessoas com sintomas suspeitos da Covid-19 terem uma melhor assistência e conforto. Agradeço aqui o Secretário de Saúde, Dr. Júnior Martins e toda equipe da saúde e os profissionais que atuarão aqui no centro e que farão um trabalho a altura que merece a nossa população”. Disse Ana Cláudia.  

A Técnica de Enfermagem, Antônia (Comadre), disse que o momento era de alívio por receber a primeira dose da vacina. “Estou me sentindo aliviada, confiante em tomar essa primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ninguém tenha medo é para o nosso bem, vamos vencer esse mal vacinando a população”. Disse a Comadre. 

Dr. Júnior Martins, disse que fazer saúde é coisa séria, por essa razão está reorganizando toda a saúde do município, com a reativação e atualização das informações nos programas, sobre pena de perder recurso. A implantação do Centro de Atendimento a Covid-19 é uma conquista essencial ao município, por disponibilizar de um atendimento especializado com a finalidade de atender as pessoas com suspeitas ou que estejam com a doença. E para marcar esse dia demos o início a vacinação para 29 dos profissionais que atuam na saúde. “Fico feliz de participar desse momento como cidadão e Secretário de Saúde, do início da vacinação contra a Covid-19”. Disse Dr. Júnior Martins.

O Prefeito Evangelista Resende, disse que é um momento gratificante para ele como gestor do município de Milton Brandão, contribuir com a população com a implantação desse Centro de Atendimento a Covid-19. “Estamos hoje inaugurando o Centro da Covid-19 aqui em Milton Brandão, que tem a finalidade de dá total apoio e assistência as pessoas que possam se infectar com esse vírus. E nesse momento também estamos realizando a vacinação dos 29 dos profissionais de saúde. A “Comadre”, foi uma referência na nossa saúde aqui de Milton Brandão, por muitos anos, pela sua dedicação e empenho do seu trabalho, porém, ela foi a primeira pessoa a receber a vacina”. Disse Evangelista Resende.  

Além do Prefeito Evangelista Resende, Secretário de Saúde, Dr. Júnior Martins, Coordenador Municipal de Endemias, Agnelo Barros, Enfermeira Ana Cláudia Resende, Coordenadora da UBAS, Ana Flávia, Coordenadora de Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, Joice Araújo, participaram da solenidade, enfermeiros, funcionários e outros. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES